Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

HTTP2 numa aplicação web

Como eu sei se o HTTP2 está em uma aplicação web, e/ou como aplicar ele na minha aplicação?

5 respostas

Oi Daniel tudo bem?

Pelo console do desenvolvedor é possível ver o protocolo utilizado, mas ele não vem habilitado por padrão. No Chrome é necessário incluir a coluna "protocol", para fazer isso, na aba Network clique com o botão direito na coluna "name" e então marque a opção "protocol"

Após isso recarregue a página que você quer verificar e será exibida a coluna "protocol".

Fonte: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-como-saber-se-a-aplicacao-esta-rodando-com-http-2-66448

Espero ter ajudado!!!

Olá, André!

Ajudou em partes.

Mas tenho outra dúvida: é o desenvolvedor que define se sua aplicação rodará em http ou http2? Se sim, tem um exemplo de onde definimos isso na aplicação?

solução!

É papel do pessoal da infraestrutura definir se o servidor é http ou http2. Na prática do dia a dia nem lembramos disso. O jeito de programar e fazer as páginas é igual, não muda nada.

Na prática é assim, se tem dinheiro coloca um servidor http2, se quer economizar coloca o site num servidor http. O que muda é só a perfomance.

Obrigado, André!

De fato sua dúvida não é pertinente, uma vez que o curso não deixa claro esta condição.

A minha sensação é que, como isso é uma definição da infraestrutura, na prática o conhecimento da web por baixo dos panos é pouco significativa na atuação corriqueira do profissional, sendo basicamente um conhecimento genérico pouco efetivo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software