Boa noite,
No ficou muito claro para mim qual função das portas no endereço web. Poderiam me dar mais explicações e exemplos? Foi o único item do curso que não consegui entender. =/
abs
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite,
No ficou muito claro para mim qual função das portas no endereço web. Poderiam me dar mais explicações e exemplos? Foi o único item do curso que não consegui entender. =/
abs
Bruno... Um exemplo bem simples:
Imagine que você fez uma compra na Amazon e pediu para entregar no seu trabalho. Imagine que você trabalha em um edifício com vários andares e dezenas de janelas. Imagine que a Amazon utiliza um drone para entregar sua encomenda. O drone vai até o endereço do edifício e deve entregar a correspondência na sua janela.
Agora vem:
Assim, o endereço IP serve para identificar, de maneira única, um computador na rede, enquanto o número da porta indica a aplicação que receberá os dados.
Se não tivéssemos as portas, os pacotes de dados das aplicações que usamos conflitariam e seria uma bagunça... Por isso conseguimos usar o navegador para acessar a internet (porta 80), enquanto conectamos em um servidor ssh (porta 22), ou numa aplicação web com um servidor wildfly (porta 8080), baixando arquivos de um servidor ftp (porta 21) e por aí vai.
Uma outra comparação a grosso modo seria a entrega de uma correspondência. O carteiro sabe onde deve entregar a carta (sua casa) através do endereço (IP), mas a encomenda tem um destinatário (você) específico (porta). Assim, não basta entregar a carta no endereço, ele deve entregar para a pessoa certa, ou seja, entregar os dados (carta) no IP (casa) específico, para a porta (pessoa) específica.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, só postar.
Abraço.