Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

HTTP 2 e alternativas

Professor, são duas dúvidas em uma:

1) O que é o HTTP 2 e como ele está hoje ? Será adotado em breve

2) Existem alternativas ao HTTP 2 ? O problema seria a questão da compatibilidade, certo ?

Obrigado.

1 resposta
solução!

Oi Marcelo,

O HTTP 2 é uma evolução em cima do protocolo HTTP 1.1. Ele mantém tudo que tinha antes e colocar novas funcionalidades. Por exemplo, agora o protocolo é todo binário. E é multiplexado, permitindo o tráfego de várias requisições e respostas simultaneamente e fora de ordem, sem bloquei.

As ideias do HTTP 2 foram propostas inicialmente por pesquisadores do Google num protocolo chamado SPDY. Mas ele hoje é obsoleto, nem o Chrome suporta mais. A ideia é usar HTTP 2 mesmo.

Todos os browsers modernos suportam e a maioria dos servidores também. E o melhor é que dá pra usar em paralelo ao HTTP 1.1, então navegadores antigos usam o protocolo antigo e os novos, HTTP 2. Tudo de forma transparente.

O HTTP 2 traz muitas melhorias de performance e não há porque nao usa-lo. O site da Alura já usa por exemplo há algum tempo.

No curso de Performance Web, tem 2 capítulos com bastante conteúdo sobre HTTP/2. Desde uma introdução ao protocolo (recomendo ver!) até usos práticos de recursos avançados dele como serve push:

https://cursos.alura.com.br/course/performance-http2-critical-path/task/17999

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software