Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

HTML e CSS - Pegar somente a primeira letra do primeiro filho?

Pessoal, dúvida, estou tentando pegar somente a primeira letra do primeiro filho de um determinado html. Não gostaria de especificar o "p" com class ou ID. Tem como fazer isso usando os seletores do CSS?

Exemplo, aumentar a primeira letra de TODOS os p's foi simples:

.divprincipal:first-of-type > p:first-letter{

Mas gostaria aumentar somente a primeira letra do primeiro p e não de todos. Tentei várias combinações no CSS, mas não consegui.

Segue HTML:

<main>
            <h1>Sobre mim</h1>
            <div class="divprincipal">
                <p>Moro em São Paulo mas atendo clientes do mundo todo. Sou conhecido por fazer produtos de qualidade, durabilidade e que agregam valor para meus clientes.</p>
                <p>Trabalho usando a web como plataforma, ou seja, respiro HTML5, CSS3 e JavaScript (ou melhor: ECMASCript). Crio sites para todos, seguindo as principais diretivas de acessibilidade, responsividade e web semântica, sem descuidar da qualidade de código.</p>

<h2>Como trabalho</h2>
                <div class="hoverzoom">
                <blockquote class="trabalho hover" tabindex="1">                
                    <p>Excelente profissional. Competente e muito focado nos resultados com qualidades ao usuário</p>
                    <cite> Pedro Carlos</cite>
                </blockquote>
                </div>
                <p>Satisfazer meus clientes é prioridade. Para isso, garanto um processo de desenvolvimento altamente interativo, baseado em feedback contínuo. <strong>Não trabalho com escopo fechado</strong>: o cliente é que decide quando o produto está pronto.</p>

Obrigado pela ajuda!!! :)

4 respostas
solução!

Boa tarde, Lucas! Tudo bem, cara? =)

Só para ver se eu entendi sua pergunta certinho... Você está querendo selecionar o primeiro <p>, filho da <div class="divprincipal">, correto? Se for isso, você pode usar a pseudo-classe :first-child, assim:

.divprincipal:first-of-type > p:first-child:first-letter {
    // Propriedades...
}

Acredito que isso possa resolver seu problema. =)

Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida que possa ter restado, não hesite em postar por aqui para podermos ajudá-lo!

Abraços e bons estudos,

Fábio

Fala aí Lucas, blz?

Tenta esse seletor e veja se é isso que você está precisando:

.divprincipal > p:first-of-type:first-letter {color:#FFCC00; font-size: 4em}

Espero ter ajudado

Fala Fábio e Fernando, era isso mesmo. Ambos os códigos cheguei no resultado que queria. Acho que entendi o meu erro. Estava fazendo assim:

.divprincipal > p:first-of-type (+ ou ~ ou > ) p:first-letter

ou seja, estava tentando fazer p:first-of-type e first-letter ----- Mas nao sabia que poderia ser :first-of-type:first-letter

gostaria de poder marcar ambos como solução, mas não posso. rs

Obrigado pela ajuda.

Pode usar desta forma também, passando o índice de qual parágrafo você quer recuperar considerando todos dentro da classe container.

<div class="container">
            <p>Moro em São Paulo mas atendo clientes do mundo todo. Sou conhecido por fazer produtos de <em>qualidade</em>, <em>durabilidade</em> e que <em>agregam valor</em> para meus clientes.</p>
            <p>Trabalho usando a web como plataforma, ou seja, respiro HTML5, CSS3 e JavaScript (ou melhor: ECMASCript). Crio sites para todos, seguindo as principais diretivas de <strong>acessibilidade, responsividade e web semântica</strong>, sem descuidar
                da qualidade de código.</p>
            <h2 class="subtitulo-texto">Como trabalho</h2>
<div>

.container p:nth-of-type(1)::first-letter {
        font-size: 2em;
        color: #3C1D3D;
        font-weight: bold;
        text-shadow: 1px 1px black;
        margin-right: .2ch;
        line-height: 1;
    }