Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

HTML 5 E CSS3 I - Não entendi a diferença entre usar ID ou Class no HTML

Boa tarde, pessoal.

Qual seria a diferença e vantagens e desvantagens em se usar ID ou Class nos códigos HTML ?

Abraço a todos.

4 respostas
solução!

Oi Arnaldo!!

A diferença principal é que vários elementos podem possuir uma mesma classe, porém só um elemento pode ter o mesmo nome de id.

Isso será bem útil quando utilizarmos o CSS nas nossas páginas por exemplo, pois poderemos atribuir os mesmos trechos de código e atributos de maneira reutilizável entre as tags.

Já o id é um atributo específico para a sua tag, então as ações atribuídas a ele não serão reutilizáveis em outros elementos da sua página.

Em outras palavras, use uma classe quando quiser atribuir propriedades e ações comuns a diversos elementos, e use um id quando quiser atribuir ações ou propriedades específicas ao seu elemento.

Espero ter ajudado!! Bons estudos!

Dê uma olhada nesse post: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-id-x-classe-85055

Ola Arnaldo Resumindo id você só pode usar uma vez o mesmo id Ja com Class você pode criar um nome que descreva a função para facilitar no entendimento quando você quiser fazer uma alteração (mas pode ser um nome qualquer tbm)e pode mudar só uma Class ou mais se você tem 2 Class no CSS você terá que dar um espaço no nome dado ao 1° para o nome dado ao 2° e ja pode fazer a mudança nas 2 etc foi isso que entendi na aula mas é só rever no vídeo da aula 08

Obrigado Pessoal. Todas as respostas foram muito úteis.

Abraço a todos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software