Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

How-to X Guia de início rápido

Olá, acabei de assistir a aula Guia de início rápido (Quick Start Guide) e senti dificuldade de distinguir entre o conceito de How-to e o Guia de início rápido, gostaria de uma luz.

1 resposta
solução!

Olá, Felipe! Como está?

Vamos tentar esclarecer sua dúvida, ok?

Um "How-to" é um tipo de documento que fornece instruções passo a passo sobre como realizar uma tarefa específica. É como um tutorial, focado em um único procedimento ou tarefa. Por exemplo, "Como instalar um software" ou "Como configurar uma impressora". O objetivo é fornecer um guia detalhado e abrangente para que a pessoa usuária possa realizar a tarefa de forma independente.

Por outro lado, um "Guia de Início Rápido" (Quick Start Guide) é um documento que orienta a pessoa usuária sobre como começar a usar um produto ou serviço. Ele é projetado para levar a pessoa usuária do ponto zero (sem conhecimento prévio do produto ou serviço) aos primeiros passos de uso. Ele é geralmente mais amplo que um "How-to", cobrindo uma gama de tarefas básicas que a pessoa usuária precisa realizar para começar a usar o produto ou serviço.

Para exemplificar, imagine que você comprou um novo smartphone. O "Guia de Início Rápido" te ajudaria a começar a usar o telefone, explicando como ligar o aparelho, configurar a sua conta, instalar os aplicativos básicos, etc. Já um "How-to" seria algo como "Como configurar o e-mail no seu novo smartphone", focando em uma tarefa específica.

Em resumo, enquanto o "How-to" é focado em uma tarefa específica, o "Guia de Início Rápido" é um guia mais amplo para ajudar a pessoa usuária a começar a usar um produto ou serviço.

Bem, se tiver qualquer dúvida me fale, ok? Estou aqui pra te auxiliar.

Abraços e até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software