4
respostas

Host: windows 10

Olá! Eu realmente estou curioso em aprender mais sobre o ansible, porém no site do mesmo ele diz que não dá suporte para windows.

Andei buscando alternativas e pensei em usar uma VM com ubuntu server 18.04 LTS instalado (usando o HyperV do próprio Windows 10) para ser a controladora.

Criei a máquina virtual com ubuntu server instalado usando o hyperv e até então estava tudo ótimo, comecei a instalar os programas necessários para continuar o curso (OracleVM, Ansible e Vagrant). Esbarrei no primeiro problema: Instalar o OracleVM no ubuntu server 18.04 LTS é surreal de difícil. Procurei na internet e achei algumas soluções, porém nenhuma funcionou comigo. Desisti e fui para o próximo programa.

Tentei instalar o Ansible e, de novo, esbarrei em dificuldades extremas, até consegui copiar o git do ansible porém não consegui fazer o mesmo executar a instalação. Depois de tentar N métodos, desisti também.

Por último tentei instalar o Vagrant (a esse ponto, mais por curiosidade do que pra continuar estudando o curso mesmo) e de novo, não consegui executar a instalação. Confesso que nem perdi muito tempo pesquisando e tentando por estar frustrado por perder 3 ou 4 horas tentando instalar os programas necessários para fazer o curso, criando e apagando distros diferentes de linux e máquinas virtuais.

Por fim eu soube do Ubuntu do windows 10, mas fiquei receoso de passar pelos mesmos problemas (afinal de contas, é ubuntu simulado dentro do windows).

Eu estudo basicamente durante meu horário de janta no trabalho (trabalho a noite) e mesmo assim quando dá, e ficar empacado no primeiro capítulo do curso por não ter como prosseguir é extremamente frustrante.

Agora estou aqui, tentando pedir ajuda para que fosse não só atualizado o curso, como para que fosse criado um tutorial mais prático para usuários de windows, para que possamos fazer o curso e aprendermos mesmo usando as nossas máquinas. Sei que em um ambiente de trabalho, caso trabalhassemos com ansible, teríamos macs e tudo seria mais fácil, mas como ainda sou analista de suporte querendo migrar para um cargo de devops dentro da minha empresa, não tenho como investir em um Mac nesse momento.

Fica aqui minha dica e dúvida. Espero que consigam me ajudar e ajudar muitos outros que por preguiça ou por frustração, desistiram até mesmo de postar no forum.

Desde já agradeço qualquer atenção e ajuda que vier neste tópico. Muito obrigado e desculpe qualquer coisa.

<3 Alura <3

4 respostas

Eu compraria um HD novo colocaria ele em Slave e instalaria Ubuntu 18 nele. Maquinas virtuais dão muito erro.

Não há necessidade de comprar um HD novo só pra isso quando existe AWS. Mesmo subindo uma máquina lá (free tier), os problemas são os mesmos.

Entendi. Cara se você acha que seria bom isso compartilha com o pessoal da administração da Alura pelo link no rodapé https://trello.com/b/kredhcFj/alura-alunos-funcionalidades .

Então, eu não tenho acesso ao trello e acho que os foruns, ou mensagens como esta, deveriam ser trackeadas de alguma forma pelos responsáveis (ou simplesmente apontar um responsável para monitoramento dos forums ?)

Enfim, depois de horas pesquisando na internet vi que, infelizmente, ainda não existe a possibilidade de rodar o ansible no windows sem fazer um milhão e meio de pequenos truques. Não é culpa do curso e muito menos do professor, e, na verdade, não é culpa de ninguém que o ansible seja feito para usuários de mac (basicamente) e algumas distros de linux.

Espero um dia ter a oportunidade real de 1- receber uma resposta da alura com relação ao post original e 2- comprar um mac pra poder, finalmente, fazer todos os cursos sem problemas. (ou conseguir que meu emprego invista em mim e alugue um mac pra que eu possa trabalhar).

De qualquer forma agradeço a tentativa de ajuda e peço desculpas pelo "desabafo" e se ofendi alguém ou a própria instituição. Sou fã da Alura e sempre serei cliente/aluno, por isso sou chato e me importo <3.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software