Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

host not found in upstream "web-financeiro" in /etc/nginx/conf.d/api-gateway.conf:5

Boa noite, nao consigo botar rodar o comando docker-compose up --build da esse erro:

alura-ms-api-gateway-1 exited with code 1
alura-ms-api-gateway-1         | 2023/05/19 00:06:40 [emerg] 1#1: host not found in upstream "web-financeiro" in /etc/nginx/conf.d/api-gateway.conf:5
alura-ms-api-gateway-1         | nginx: [emerg] host not found in upstream "web-financeiro" in /etc/nginx/conf.d/api-gateway.conf:5

olhei no forum aqui e tinha uma solução para copiar um um arquivo "dos2unix.exe" para dentro da pasta alura-ms e rodar esse comandos

dos2unix -k academico-php.sh
dos2unix -k academico-php-web.sh
dos2unix -k financeiro-php.sh
dos2unix -k front-end.sh
dos2unix -k mkt-node.sh

rodei tudos renicieia maquina e executei de novo o docker-compose up --build so que está dando o mesmo erro alguem pode me ajudar a solucionar esse erro.

erro 2023/05/19 00:04:57 [emerg] 1#1: host not found in upstream "web-financeiro" in /etc/nginx/conf.d/api-gateway.conf:5
1 resposta
solução!

Boa noite, deu certo aqui o meu.

Achei aqui um post de um aluno com a solução e segui passo a passo sua dica.

Eu utilizo Windows, o problema era que eu precisava converter o final de linha dos arquivos .sh para UNIX.

Segue a dica abaixo da Aluna:

utilizei o Notepad++ para fazer isso, segue o passo-a-passo:

Edite um dos .sh (por exemplo o mkt-node.sh) com o Notepad++ e use a opção Editar > Conversão final de linha > Converter para formato UNIX. Agora repita esse processo com os outros .sh da raiz do projeto.

Caso não funcione, revise se realmente converteu todos certinho.

Durante todo os anos que uso Docker no Windows, sempre que baixo o projeto do repositório e vou subir o projeto com Docker pela primeira vez, tem que converter os arquivos que são utilizados ou enviados para dentro da container.