Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
13
respostas

Host not found in upstream...

oi gente, estou sendo impactada por essa mensagem após rodar o comando docker-compose up --build

api-gateway_1         | nginx: [emerg] host not found in upstream "web-financeiro" in /etc/nginx/conf.d/api-gateway.conf:5
alura-ms_api-gateway_1 exited with code 1

fica um tempão assim e não finaliza.

13 respostas

aqui estava com esse mesmo problema, verifiquei que os sub-modulos do git não haviam sido criados, somente a raiz do projeto, corrigi o comando e rodei novamente git clone --recursive https://github.com/CViniciusSDias/alura-ms.git e funcionou

Não funcionou pra mim... :(

alura-ms-api-gateway-1         | 2022/03/11 13:26:12 [emerg] 1#1: host not found in upstream "web-financeiro" in /etc/nginx/conf.d/api-gateway.conf:5
alura-ms-api-gateway-1         | nginx: [emerg] host not found in upstream "web-financeiro" in /etc/nginx/conf.d/api-gateway.conf:5
alura-ms-api-gateway-1         | 2022/03/11 13:26:12 [emerg] 1#1: host not found in upstream "web-financeiro" in /etc/nginx/conf.d/api-gateway.conf:5
alura-ms-api-gateway-1         | nginx: [emerg] host not found in upstream "web-financeiro" in /etc/nginx/conf.d/api-gateway.conf:5
alura-ms-api-gateway-1 exited with code 1

Mesmo erro da colega acima!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Verifica os logs do container talvez não estão subindo, um outro problema que tive foi com os arquivos .sh, precisei da uma quebra de linha em todos no then e funcionou

Como que verifica logs do container?

Fiz as quebras de linhas em todos os then e mesmo assim o problema persiste.

api-gateway_1         | 2022/03/14 23:30:22 [emerg] 1#1: host not found in upstream "web-financeiro" in /etc/nginx/conf.d/api-gateway.conf:5
api-gateway_1         | nginx: [emerg] host not found in upstream "web-financeiro" in /etc/nginx/conf.d/api-gateway.conf:5
api-gateway_1         | 2022/03/14 23:30:34 [emerg] 1#1: host not found in upstream "web-financeiro" in /etc/nginx/conf.d/api-gateway.conf:5
mongo-mkt_1           | {"t":{"$date":"2022-03-14T23:30:55.151+00:00"},"s":"I",  "c":"STORAGE",  "id":22430,   "ctx":"Checkpointer","msg":"WiredTiger message","attr":{"message":"[1647300655:151119][1:0x7f7d76600700], WT_SESSION.checkpoint: [WT_VERB_CHECKPOINT_PROGRESS] saving checkpoint snapshot min: 8, snapshot max: 8 snapshot count: 0, oldest timestamp: (0, 0) , meta checkpoint timestamp: (0, 0) base write gen: 12"}}
api-gateway_1         | 2022/03/14 23:30:46 [emerg] 1#1: host not found in upstream "web-financeiro" in /etc/nginx/conf.d/api-gateway.conf:5

publica o seu '/etc/nginx/conf.d/api-gateway.conf'

No caso, meu SO é W11. Onde encontraria essa pasta?

desculpe, vi agora que é no docker, pensei ser direto no server, estou testando aqui

me confirma se as pastas estão vazias?

Nenhuma pasta do projeto está vazia. Todas estão ok. Baixou normal com o comando ensinado.

solução!

Bom, pessoal. Eu estava tentando rodar o projeto pra subir no Docker usando meu terminal Git Bash for Windows. Como não estava conseguindo solução, tentei pelo WSL2 e consegui com êxito. Primeiro precisei usar o comando mencionado acima pelo Tiago Bruno Silva Nascimento: git clone --recursive https://github.com/CViniciusSDias/alura-ms.git para poder clonar corretamente todos os submódulos. Com meu WSL2 configurado com o Docker da minha máquina, consegui usar com sucesso o comando: docker-compose up --build.

Agora o projeto está rodando normalmente no Docker da minha máquina.

havia terminado de subir e testar a pouco, aqui rodou normal

eu não uso windows não posso confirmar se a versão do docker ou o shell no windows esta com algum bug.