Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Host

O que significa "se comunicar num mesmo host"?

Outra dúvida, em "interface de loopback", "interface de rede" - a palavra interface, o que significa?

1 resposta
solução!

Olá, Eduardo. Tudo bem?

As Interfaces de Rede também são conhecidas como Placas de Rede. Elas servem para proporcionar conectividade entre os dispositivos (Computadores, Smartphones, Televisores etc). Uma das funções é converter os sinais analógicos (ondas de rádio, eletricidade etc) em sinais digitais (bits, sinais alto-baixo), pois as redes utilizam materiais físicos como o ar, fibras de vidro, fios de cobre, e as informações nesses meios são transferidas através de ondas, mas os sinais em computadores são sinais digitais.

Por isso se utiliza o termo interface, pois é faz um papel de "meio de campo", "entre as faces", entre modulações de informação diferentes.

O sistema operacional também cria em tempo de execução uma interface de rede virtual para garantir que a pilha de rede do SO está funcionando corretamente, se a implementação dos protocolos está correta etc. Essa interface é a loopback.

Se comunicar com o mesmo host significa que a interface de loopback (uma interface virtual que é criada pelo sistema operacional) vai ser utilizada para que as informações, ao invés de serem enviadas para fora do dispositivo, são trafegadas dentro da pilha de rede da própria máquina.

Espero ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida, é só dizer!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software