Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
15
respostas

Hospedagem do projeto

Bom, terminei esse projeto e alguns outros, utilizando as video aulas referentes a JPA, VRaptor, Hibernate e Java.

A fim de adquirir conhecimento em hospedagem, eu resolvi comprar uma hospedagem Java em uma grande empresa para subir meus projetos.

Já está com o TomCat 7 e MySQL 5.6 e já configurei o hibernate como link passado a mim e o nome do banco.

Ao acessar via FTP, aparecem as seguintes pastas: /logs, /temp, /webapps e /work.

Coloquei meu projeto completo dentro da pasta /webapps mas falta fazer alguma coisa porque continua jogando na página inicial. Eu preciso configurar mais alguma coisa?

15 respostas

Como ficou a estrutura da sua pasta webapps? Se você não sobrescreveu a pasta ROOT, você precisaria fazer o roteamento para a pasta nova ou war criado. eu sugeriria remover o conteúdo da pasta ROOT e extrair o conteúdo do seu war pra dentro dela.

Olha como esta minha pasta ROOT https://drive.google.com/file/d/0B7NlcsEHVJhhNndrVmZTQ2twQmc/view

Suponho que você já tenha reiniciado o Tomcat depois dessas alterações? Parece tudo ok! Pode ser que falta alguma configuração no tomcat em si, vode pode precisar acessar uma porta específica do seu servidor (padrão do Tomcat é 8080).

Se nada der certo, verei se encontro alguém um pouco mais experiente pra tentar identificar o erro.

Já reiniciei sim. O que e como eu configuro o TomCat?

?????

Thiago você conseguiu acessar o seu servidor tentando utilizar a porta 8080?

Não vou saber te indicar o passo a passo, mas se você conseguir acessar na porta 8080 a idéia é alterar nos arquivo de configuração dentro da pasta do Tomcat (acho que é o arquivo server.conf ou algo assim) para que o servidor seja inicializado na porta 80.

Outra alternativa é utilizar uma camada a mais como por exemplo configurar um Nginx que faça o roteamento da porta 80 externa para a porta 8080 onde está rodando o Tomcat.

Não consigo acessar usando a porta 8080.

No servidor não tem o arquivo de configuração do TomCat.

Eu vi que é preciso colocar meu projeto.war na pasta /webapps, já o coloquei, tenho que colocar o projeto extraído em algum lugar?

Está aparecendo um erro 502 (Bad Gateway) nginx.

Oi Thiago,

Realmente cada host tem a sua maneira de configurar as coisas, mesmo que o Tomcat seja igual para todos :). A ideia é você extrair seus arquivos na pasta ROOT da webapps, como Marco disse. Uma vez feito isso, você precisa reiniciar e, supostamente, o seu index deveria funcionar.

Para ficar mais fácil, em vez de colocar seu projeto completo, cria um projeto super simples, só com um index.html seu e veja se funciona. Outro detalhe importante, nesses hosts com o ambiente todo pronto, você pode usar um pouco do sistema de atendimento deles.. Já fiz muito isso, quando não usava a infra que uso hoje.

Criei um projeto novo, vraptor-blank-project e joguei lá e só retorna o erro 404.

Minha pasta ROOT -> https://drive.google.com/file/d/0B7NlcsEHVJhhZUZOcUQ5LWROdDg/view?usp=sharing

Você precisa apagar a pasta root. Pegar o seu war exportado, trocar o nome para ROOT.war e mandar para o seu host.

Criei um projeto limpo. Usei o VRaptor blank project. E fiz o que você disse, mas ainda assim não rodou.

Ao acessar o site, ele fica carregando durante um tempo, depois retorna um erro "502 Bad Gateway - ngynx". O que pode ser?

Esse problema indica que além do Tomcat, existe um proxy instalado no seu host. Você precisa entrar em contato com eles e perguntar o motivo do proxy não estar repassando a requisição para o Tomcat. Geralmente acontece pq o Tomcat saiu do ar.

O problema é que a hospedagem só tem 256Mb, eu coloco o um projeto limpo do vraptor lá e já dá 100% de uso de memória. Quanto de memória é necessário pra subir uma aplicação que utiliza vraptor?

solução!

Aposto uma mãozada de big-big como essa hospedagem é a Integrator kkkkk. Eu também desenvolvi um site de um shopping em vraptor e hospedei na integrator e com medo de super dimensionar eu contratei o plano de 266 Megas, mas pra minha surpresa apenas na subida do servidor com a aplicação a memória já bate os 360Megas. Eles tem um gráfico onde vc pode acompanhar o consumo de memória, mas o gráfico não me deixa muito claro se a memória que ele fala é a memória efetivamente utilizada no momento ou se é o tamanho do heap. O consumo grande de memória na subida da aplicação acredito que seja por causa das classes que o servidor carrega no momento de subir a aplicação, a perm gen , e uma das causas acredito que seja o cdi, se no seu beans.xml o beanDiscovery estiver para all então o CdI vai gerenciar tudo então ele carrega de cara uma porrada de classes, eu mudei o discoverymode para annotated e deu uma melhorada considerável na memória inicial

mais uma coisa, se for Integrator eu gero meu war(maven) e renomeio o artefato final para ROOT.war e depois jogo na pasta webapp. mais uma vez supondo que seu host seja integrator:http://wiki.integrator.com.br/index.php?title=Painel_da_Integrator_subindo_um_aplicativo_na_raiz_do_dominio_com_tomcat