1
resposta

Hospedagem do backend

Boa tarde Pessoal, tudo bem?

Alguem sabe me informar como faço a hospedagem da parte do backend??

Hoje eu uso o Hostgator pro Front-End, mas posso colocar tb aqui o backend? Como faço para que isso não fique aparecendo no site, assim ficando sem segurança e com os dados expostos?

Desde já agradeço a quem puder me ajudar.

Atenciosamente,

Elenir

1 resposta

Olá, Elenir! Como você está?

Muito bacana sua dúvida e sua escolha depende de quanto sua aplicação irá crescer.

Pesquisei por aqui e vi que a Hostgator possui sim um plano de servidor dedicado ou VPS (Virtual Private Server), você pode consultar aqui: Deploy NodeJS em ambiente Dedicado ou VPS

Caso sua aplicação cresça bastante e tenha muitos acessos, você pode pensar em migrar para AWS, inclusive temos uma formação muito boa aqui na Alura: Formação AWS

Há também o serviço gratuito do Heroku que atende várias necessidades e é excelente para estudo.

Vou deixar uma listinha aqui com alguns servidores Back-End para você pesquisar e escolher o que mais atende suas necessidades.

  • Heroku (recomendado pela comunidade)
  • Cloudflare Workers
  • Digital Ocean (recomendado pela comunidade)
  • AWS (recomendado pela comunidade)
  • Linode
  • Google Cloud (recomendado pela comunidade)

Pesquisei um pouco mais e encontrei o Umbler (não conheço mas vi que é outra possibilidade)

Espero que tenha ajudado!

Um abraço e até breve!

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software