Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Hospedagem

Olá devs, tudo bem? Sou meio iniciante no mundo da programação mas já finalizei umas formações front-end como HTML / CSS e estou acabando a formação de JS. Minha dúvida fica a respeito de hospedagem de sites. Imaginem que uma empresa me contrate como desenvolvedor e eu acabo criando um site todo programado, sem wordpress nem plataformas de criação de sites parecidas. Como eu faria para subir um projeto de uma forma mais profissional, como para uma empresa por exemplo? Sei que existe a vercel e o githubPages que conseguimos subir de forma mais "simplificada" os projetos, porém não sei como subir de uma forma mais profissional, qual plataforma as empresas usam nesse caso?? Todas que encontrei são usando wordpress e coisas do tipo.

1 resposta
solução!

Oii João, tudo bem?

Parabéns por estar avançando nos seus estudos de programação! :D

Existem várias maneiras de hospedar um site de forma profissional, e a escolha depende muito do tipo de projeto e dos recursos que você precisa.

Algumas das opções que conheço, incluem serviços de hospedagem compartilhada, como a HostGator e a Bluehost, que são fáceis de usar e costumam oferecer um bom custo-benefício para sites menores.

Pra projetos maiores, você pode considerar um servidor dedicado ou uma hospedagem VPS (Virtual Private Server), que oferecem mais controle e recursos, mas também exigem mais conhecimento técnico. Empresas como a DigitalOcean e a AWS (Amazon Web Services) são algumas das mais conhecidas nesse segmento.

Outra opção é a hospedagem em nuvem, que é altamente escalável e permite que você pague apenas pelos recursos que usar. A AWS, o Google Cloud e o Azure da Microsoft são alguns dos principais provedores de hospedagem em nuvem.

Quanto ao processo de "subir" o site, geralmente envolve o upload dos arquivos do seu site para o servidor de hospedagem usando um cliente FTP (File Transfer Protocol) como o FileZilla, por exemplo.

Mas, muitos provedores de hospedagem também oferecem painéis de controle que permitem gerenciar seus arquivos, bancos de dados e outros aspectos do seu site de forma mais intuitiva.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software