Ao iniciar este curso de Python para Ciência de Dados, optei por não resolver os exercícios de forma descontextualizada ou apenas reproduzindo exemplos genéricos. Como atuo há mais de vinte anos na Educação e atualmente trabalho com coordenação pedagógica, avaliação, análise de dados educacionais e desenvolvimento de soluções apoiadas por Inteligência Artificial, decidi utilizar os conceitos estudados para investigar um problema real da minha prática profissional.
Na escola em que atuo, utilizamos um instrumento denominado AFA (Avaliação Formativa do Aprendiz), cujo objetivo é acompanhar o desenvolvimento dos estudantes em habilidades cognitivas (hard skills) e socioemocionais (soft skills).
O AFA permite registrar aspectos relacionados a:
- participação nas aulas;
- comprometimento com a aprendizagem;
- criatividade;
- pensamento crítico;
- capacidade de pesquisa;
- liderança;
- trabalho em equipe;
- empatia;
- responsabilidade social;
- organização acadêmica;
- autonomia;
- gestão do tempo;
- resiliência;
- dentre outros indicadores de desenvolvimento.
Também registra pontos de atenção relacionados ao processo de aprendizagem e convivência escolar, tais como:
- ausência de atividades;
- atrasos;
- dificuldades de organização;
- uso inadequado de dispositivos eletrônicos;
- comportamentos inadequados;
- dificuldades de adaptação às normas escolares.
Atualmente, todo esse processo ocorre por meio de formulários preenchidos manualmente pelos professores, coordenação pedagógica, psicologia e demais profissionais da escola. Posteriormente, esses dados são transferidos para planilhas eletrônicas e analisados manualmente pela equipe pedagógica.
Ao estudar os conceitos iniciais de Python, percebi que diversas etapas desse processo podem ser automatizadas. Bibliotecas, funções, estruturas de dados e, futuramente, recursos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial podem contribuir para organizar informações, gerar indicadores, produzir gráficos, calcular pontuações e apoiar a tomada de decisão pedagógica.
Dessa forma, decidi transformar os exercícios desta aula em um primeiro protótipo de um Sistema Inteligente de Gestão da Avaliação Formativa do Aprendiz (AFA).
O objetivo não é apenas aprender comandos da linguagem Python, mas compreender como a programação pode ser utilizada para resolver problemas reais da gestão pedagógica, da avaliação formativa e do acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes.
Sobre o processo de construção do projeto
Um aspecto importante desta experiência é que a construção deste projeto está sendo realizada com apoio de Inteligência Artificial.
Ao longo do curso, estou utilizando ferramentas de IA como parceiras de aprendizagem para compreender conceitos de programação, estabelecer conexões com minha área de atuação e transformar conteúdos abstratos em aplicações concretas voltadas à Educação.
Minha formação e experiência profissional concentram-se nas áreas de Letras, Pedagogia, Gestão Educacional, Teoria Literária e Educação. Embora eu atue há anos com análise de dados educacionais, avaliação, gestão pedagógica e, mais recentemente, com Inteligência Artificial aplicada à Educação, minha trajetória não está ligada à Ciência da Computação ou à Engenharia de Software.
Por esse motivo, optei por utilizar a IA não como substituta do processo de aprendizagem, mas como mediadora cognitiva, capaz de me auxiliar a:
- compreender conceitos técnicos;
- traduzir conteúdos para minha realidade profissional;
- estabelecer relações entre programação e gestão educacional;
- conectar novos conhecimentos a experiências prévias;
- elaborar hipóteses de solução para problemas reais;
- estruturar projetos de forma gradual;
- refletir sobre o próprio processo de aprendizagem.
Neste projeto, a Inteligência Artificial está sendo utilizada como uma ferramenta de apoio à aprendizagem, à reflexão e ao desenvolvimento do pensamento computacional. Todas as decisões relacionadas ao problema investigado, aos objetivos pedagógicos, à modelagem do sistema e à aplicação educacional das soluções permanecem sob minha responsabilidade.
Assim, além de aprender Python, estou também investigando como a interação entre seres humanos e Inteligência Artificial pode potencializar processos de formação, inovação e desenvolvimento de soluções educacionais.