2
respostas

Hora da prática em Java

Fiz apenas três pois o tempo está curto, agora preciso ir trabalhar e amanhã volto aos estudos! Amanhã posto o restante dos códigos, deixe um comentário para que eu possa melhorar o desenvolvimento dos meus códigos.

public class media {
    public static void main(String[]args){
        // 1. Crie um programa que realize a média de duas notas decimais e exiba o resultado.
        double notaJoerica = (6.4 + 8.7) /2;
        System.out.println("A media de Joerica foi: " + notaJoerica);

// 2. Declare uma variável do tipo double e uma variável do tipo int. Faça o casting da variável double para int e imprima o resultado.
        double numeroDouble = 13.2;
        int numeroIntiro = (int) numeroDouble;
        System.out.println("O resultado é: " + numeroIntiro);

// 3. Declare uma variável do tipo char (letra) e uma variável do tipo String (palavra). Atribua valores a essas variáveis e concatene-as em uma mensagem.
        char letra = 'B';
        String palavra = "GLOBAL";

String mensagem = "A letra é " + letra + " e a palavra é " + palavra;
        System.out.println(mensagem);

}
}
2 respostas

Realizei 3 ontem e agora estou postando o restante final, como ninguém respondeu estou apenas aproveitando o post. Por favor, deixem críticas construtivas para que eu possa melhorar minha estrutura de código.

// 4. Declare uma variável do tipo double precoProduto e uma variável do tipo int (quantidade). Calcule o valor total multiplicando o preço do produto pela quantidade e apresente o resultado em uma mensagem.
        double precoProduto = 13.75;
        int quantidade = 35;
        System.out.println ("O resultado da multiplicação do Preço do Produto pela Quantidade é: " + precoProduto * quantidade);

// 5. Declare uma variável do tipo double valorEmDolares. Atribua um valor em dólares a essa variável. Considere que o valor de 1 dólar é equivalente a 4.94 reais. Realize a conversão do valor em dólares para reais e imprima o resultado formatado.
        double valorEmDolares = 10.04;
        double conversaoDeTaxa = 4.94;

double valorEmReais = valorEmDolares * conversaoDeTaxa;
        String resultadoFormatado = String.format("O valor em reais é: R$ %.2f", valorEmReais);
        System.out.println(resultadoFormatado);

// 6. Declare uma variável do tipo double precoOriginal. Atribua um valor em reais a essa variável, representando o preço original de um produto. Em seguida, declare uma variável do tipo double percentualDesconto e atribua um valor percentual de desconto ao produto (por exemplo, 10 para 10%). Calcule o valor do desconto em reais, aplique-o ao preço original e imprima o novo preço com desconto.
        double precoOriginal = 154.03;
        double percentualDesconto = 10;

double desconto = precoOriginal * (percentualDesconto) /100;
        double valorFinal = precoOriginal - desconto;
        String valorFormatado = String.format("O valor com o desconto é: R$ %.2f", valorFinal);
        System.out.println(valorFormatado);
    }
}

Oi, Felipe! Como vai?

Obrigada por compartilhar seu código com a comunidade Alura.

Gostei de como você organizou os exercícios, com comentários que deixam bem claro o propósito de cada parte. A estrutura das variáveis está fácil de acompanhar, e a formatação com String.format no exercício 5 trouxe um resultado visual mais profissional.

Uma outra forma que você pode fazer pra deixar o código ainda mais legível é usar o método printf diretamente na hora de exibir valores com casas decimais.

public class ExemploPrintf {
    public static void main(String[] args) {
        double total = 45.567;
        System.out.printf("Valor final: R$ %.2f\n", total);
    }
}

O printf permite formatar a saída sem precisar criar uma string intermediária, o que economiza linha e mantém tudo mais direto.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!