Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Hora da prática. (Aula 5)

No meu projeto, eu implementei uma intranet usando duas redes diferentes no Cisco Packet Tracer. Configurei um roteador 1941 como núcleo da rede, ligando duas sub-redes através das interfaces GigabitEthernet0/0 e GigabitEthernet0/1.

Na primeira rede (192.168.10.0/24), deixei o servidor Web e o PC0. Na segunda rede (192.168.20.0/24), coloquei o servidor DNS, o PC1 e o PC2. O roteador ficou responsável por entregar IPs automaticamente via DHCP para os computadores, enquanto deixei os servidores com IP estático para garantir estabilidade dos serviços.

No servidor DNS, configurei a zona apontando o domínio intranet.com para o IP do servidor Web. Depois disso, criei uma página HTML personalizada no servidor Web e deixei disponível para toda a rede interna.

Por fim, testei tudo usando ping, nslookup e acessando a página pelo navegador do PC. Todos os testes funcionaram: os PCs comunicam entre si, conseguem resolver o domínio intranet.com e acessar a página hospedada no servidor Web. Assim, finalizei a criação de uma intranet funcional com DHCP, DNS e HTTP totalmente operacionais.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Tenho uma dúvida sobre esse projeto.
Tentei utilizar 3 switches, mas todos os roteadores que testei — mesmo após adicionar módulos para ter mais interfaces Gigabit — acabavam apresentando algum problema na conexão. Por isso, optei por manter apenas 2 switches, embora minha intenção inicial fosse usar 3, um para cada computador.

Minha dúvida é: é possível conectar 3 switches diretamente ao roteador usando interfaces Gigabit, ou essa limitação é normal nesses modelos do Packet Tracer?

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
2 respostas
solução!

Oi, tudo bem?

Laís, seu cenário ficou muito bem construído, e a forma como você descreveu cada etapa mostra que você entendeu muito bem o funcionamento dos serviços e da comunicação entre as redes. Sobre a sua dúvida, a limitação que você encontrou é totalmente normal no Packet Tracer.

Os roteadores que usamos no simulador, como o 1941, seguem as características dos modelos físicos. Eles não são projetados para funcionar como “hubs de switches”, ou seja, não possuem muitas interfaces LAN. O padrão desses roteadores é ter poucas portas GigabitEthernet, normalmente duas. Para aumentar o número de interfaces, é necessário inserir módulos, mas os módulos disponíveis no Packet Tracer nem sempre fornecem portas Gigabit ou portas apropriadas para conectar switches comuns. Alguns módulos oferecem portas WAN seriais, portas EHWIC especiais ou interfaces de outro tipo, que não funcionam como portas LAN típicas.

Por isso, mesmo após adicionar módulos, é comum que:

1. As portas adicionais não sejam do tipo Ethernet;
  2. Elas existam fisicamente, mas não permitam conexão com switches padrão;
  3. O Packet Tracer apresente limitações de compatibilidade entre módulos e certos modelos de roteador.

No mundo real, quando precisamos conectar várias redes ou vários switches a um único roteador, não aumentamos as portas do roteador. Usamos uma das duas estratégias:

• Criar uma rede com vários switches interligados. O roteador precisa apenas de uma interface por sub-rede, não por switch.
• Utilizar VLANs e subinterfaces, permitindo que um único enlace físico transporte várias redes lógicas.

No seu caso, os 3 PCs poderiam estar distribuídos em 3 switches sem problema algum; bastaria interligar os switches entre si. Eles formariam uma única rede, e apenas um link dessa rede iria para o roteador.

Isso não só é normal como é exatamente o que acontece em ambientes reais: switches compõem a malha interna e roteadores fazem a ligação entre redes diferentes.

Então, sim, é possível tecnicamente conectar mais switches, mas não diretamente ao roteador como portas adicionais individuais. A limitação que você encontrou é esperada para esses modelos do Packet Tracer.

A maneira correta é interligar os switches entre si e manter apenas um enlace para cada rede no roteador.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Muito obrigada pela explicação, Lorena. Vou estudar mais sobre isso, valeu!