1
resposta

Hora da prática: a função print()

print('Python na Escola de Programação da Alura')
nome = 'Giovanni'
idade = 27
print(f'Meu nome é {nome} e tenho {idade} anos')
print("""
A
L
U
R
A""")
pi_arredondado = 3.14159
print(f'O valor arredondado de pi é {pi_arredondado:.2f}')
1 resposta

Oi, Giovanni!

Meus parabéns por concluir essa lista de exercícios sobre a função print(). É muito bom ver como você explorou diferentes recursos do Python para exibir informações no console.

A sua resolução demonstra um ótimo domínio das f-strings, que é a maneira mais moderna e recomendada de formatar textos com variáveis. No exercício de "pi", você utilizou a máscara :.2f perfeitamente, garantindo que o número fosse exibido com a precisão solicitada. Outro ponto interessante foi o uso das aspas triplas (""") pra imprimir a palavra "ALURA". Essa é uma técnica excelente quando queremos manter a formatação exata de um bloco de texto sem precisar usar caracteres especiais.

Pontos positivos na sua estrutura:

• Clareza com f-strings: Você tornou o código mais legível ao embutir as variáveis diretamente no texto, o que facilita muito a manutenção.
  • Formatação numérica: O uso de :.2f dentro da f-string é uma prática profissional que evita poluir o código com funções de arredondamento externas.
  • Criatividade: Optar por aspas triplas para a quebra de linha mostra que você está atento às diversas possibilidades que a linguagem oferece para lidar com strings.

Pra enriquecer sua jornada, vale notar que, no exercício 3, a opinião do instrutor sugeriu o uso do parâmetro sep='\n'. Enquanto as aspas triplas funcionam muito bem, o sep é útil quando você tem uma lista de itens e quer que o Python coloque algo entre eles automaticamente. Você pode ler mais sobre esses detalhes na documentação oficial sobre Entrada e Saída em Python.

Conseguiu perceber como as f-strings deixam o código visualmente mais próximo do resultado final que será impresso para o usuário?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!