print('Python na Escola de Programação da Alura')
nome = 'Giovanni'
idade = 27
print(f'Meu nome é {nome} e tenho {idade} anos')
print("""
A
L
U
R
A""")
pi_arredondado = 3.14159
print(f'O valor arredondado de pi é {pi_arredondado:.2f}')
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
print('Python na Escola de Programação da Alura')
nome = 'Giovanni'
idade = 27
print(f'Meu nome é {nome} e tenho {idade} anos')
print("""
A
L
U
R
A""")
pi_arredondado = 3.14159
print(f'O valor arredondado de pi é {pi_arredondado:.2f}')
Oi, Giovanni!
Meus parabéns por concluir essa lista de exercícios sobre a função print(). É muito bom ver como você explorou diferentes recursos do Python para exibir informações no console.
A sua resolução demonstra um ótimo domínio das f-strings, que é a maneira mais moderna e recomendada de formatar textos com variáveis. No exercício de "pi", você utilizou a máscara :.2f perfeitamente, garantindo que o número fosse exibido com a precisão solicitada. Outro ponto interessante foi o uso das aspas triplas (""") pra imprimir a palavra "ALURA". Essa é uma técnica excelente quando queremos manter a formatação exata de um bloco de texto sem precisar usar caracteres especiais.
Pontos positivos na sua estrutura:
:.2f dentro da f-string é uma prática profissional que evita poluir o código com funções de arredondamento externas.Pra enriquecer sua jornada, vale notar que, no exercício 3, a opinião do instrutor sugeriu o uso do parâmetro sep='\n'. Enquanto as aspas triplas funcionam muito bem, o sep é útil quando você tem uma lista de itens e quer que o Python coloque algo entre eles automaticamente. Você pode ler mais sobre esses detalhes na documentação oficial sobre Entrada e Saída em Python.
Conseguiu perceber como as f-strings deixam o código visualmente mais próximo do resultado final que será impresso para o usuário?