1
resposta

Hora da prática: a função print()

#1-Imprima a frase: Python na Escola de Programação da Alura.

frase = 'Python na Escola de Programação da Alura!'

print(f'{frase}')

#2 - Imprima a frase: Meu nome é {nome} e tenho {idade} anos em que nome e idade precisam ser valores armazenados em variáveis.

nome = input('Digite o seu nome:')
idade = input('Digite a sua idades:')

print(f'Meu nome é {nome} e tenho {idade} anos.')

#3 - Imprima a palavra: ‘ALURA’ de modo que cada letra fique em uma linha, como mostrado a seguir:

print('A\nl\nu\nr\na')

#4 - Imprima a frase: O valor arredondado de pi é: {pi_arredondado} em que o valor de pi precisa ser armazenado em uma variável e arredondado para apenas duas casas decimais. Para facilitar, utilize:

pi = 3.14159

print(f'O valor arredondado de pi é : {pi:.2f}')
1 resposta

Olá, Márcia! Como vai?

Muito bem! Continue resolvendo os desafios e compartilhando com a comunidade Alura.

Observei que você explorou o uso de variáveis para formatar mensagens, utilizou muito bem o f-string para interpolar valores e ainda compreendeu a importância do uso de quebras de linha e arredondamento para deixar a saída do programa mais clara e precisa.

Uma dica interessante para o futuro é usar métodos de string como upper() ou center() para formatar a saída de forma mais estilizada. Dessa forma:

palavra = 'alura'
for letra in palavra.upper():
    print(letra.center(10, '-'))

Resultado:

----A-----
----L-----
----U-----
----R-----
----A-----

Isso faz com que cada letra seja impressa em caixa alta e centralizada, o que pode ser muito útil em apresentações ou interfaces textuais.

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Alguns materiais estão em inglês, mas é possível compreendê-los usando o recurso de tradução de páginas do próprio navegador.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!