1
resposta

Hora da prática

1. Inicialmente, eu só preciso usar o comando ping alura.com.br. Com isso, estarei testando minha conectividade com o servidor da plataforma.

2. Depois disso, utilizo o comando traceroute alura.com.br para verificar a rota pela qual meus pacotes passam até o destino.

3. Usei o comando ping www.utwente.nl e verifiquei que minha máquina não estava conseguindo enviar pacotes para esse endereço.

4. Usei o comando traceroute www.utwente.nl e verifiquei que existe um caminho específico para meus pacotes até lá, porém não foi possível enviar pacotes diretamente devido à alta latência, provavelmente porque o tempo de envio excedeu o TTL.

5. O endereço da Alura está na mesma região geográfica que a minha. Isso pode ser observado no traceroute, pois o caminho entre os dispositivos de rede é menor. Com isso, é possível supor que a latência também é menor no envio de pacotes, diferentemente do endereço da Universidade de Twente, que está fora da minha região geográfica.

1 resposta

Oi, Diego! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Muito interessante sua análise comparando os resultados do ping e do traceroute. Você conseguiu conectar bem os conceitos de latência, TTL e distância geográfica, o que mostra um bom entendimento de como os pacotes trafegam pela rede e como isso impacta a comunicação entre diferentes regiões.

Continue firme nos estudos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!