Há cerca de 7 ou 8 anos, eu atuava como Analista de TI Júnior em uma empresa em São Bernardo do Campo (SBC) que tinha uma filial em São Vicente, no litoral sul. Na época, morava em Santo André. Após um ano e meio nessa empresa, precisei me mudar para o litoral e imaginei que, por haver uma filial mais próxima, eu poderia trabalhar lá. Porém, isso não foi permitido.
Fiquei inconformada, pois atuava na área de TI e meu trabalho era algo que poderia ser realizado tanto na filial quanto de casa. Mesmo assim, por mais um ano, precisei descer e subir a serra todos os dias, o que era muito exaustivo.
Após sair dessa empresa, comecei a buscar oportunidades em home office. Naquela época, não era fácil encontrar vagas assim, especialmente em empresas de tecnologia, eram poucas vagas e exigiam muita experiência. Mas, depois de um longo período de busca, consegui me encaixar no home office (um pouco antes da pandemia). Foi algo que desejei muito e, finalmente, conquistei. Hoje, é a minha realidade. Não foi exatamente na área de TI como eu gostaria, mas foi — e continua sendo — uma oportunidade muito importante.
Durante a pandemia, observei que até as empresas de TI passaram a oferecer mais oportunidades remotas, algo que antes era muito raro. Acredito que, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos nesse período, o home office se tornou o "novo normal" e continuará sendo uma possibilidade para quem deseja trabalhar de onde quiser.