Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Histórias, estimativas e detalhes técnicos

Me deparei certa vez, como seguinte história:

"Eu como Expedidor do centro de distribuição, desejo fazer a emissão da NF das mercadorias carregadas no caminhão".

A princípio parece ser uma história simples, mas durante a implementação descobrimos que existiam muitos detalhes técnicos que não estavam claros para os desenvolvedores, como por exemplo, consumo de um serviço externo para fazer a emissão da NF, vários tipos de NF, além muitas outras regras para emissão que o P.O. foi informando durante a sprint.

Resumindo: parecia um história, mas era um grande épico, causando falsas expectativas junto ao stakeholders.

É possível evitar cair nessas armadilhas? Seria uma boa prática, criar histórias para contemplar implementação técnica, que a princípio são transparentes aos usuários, mas essenciais ao desenvolvedores?

1 resposta
solução!

Já passei por situações parecidas e por isso considero todos os itens lançados dentro do backlog como épicos.

Antes de realizar a reunião de backlog, eu realizo uma reunião com o P.O. chamada Grooming Backlog onde tento detalhar questões que envolvem o épico em questão e fazer um refinamento desses itens.

Em seguida agendo com o time a Sprint Planning onde já apresentamos o épico e alguns detalhes mais ou menos mastigados para o time. Essa forma, tem ajudado muito a definir histórias mais fiéis à realidade e com expectativas mais acertadas.

O segredo aqui para mim, está na Grooming Backlog, onde esses detalhes começam a aparecer e são amadurecidos na proporção correta.

Espero ter ajudado.