Inútil - quanto a isso nem precisamos comentar, o objetivo do curso é justamente perceber o quanto as pesquisas são de extrema utilidade para as estratégias de UX.
Caro - bem, isso depende da empresa. Eu trabalho numa empresa de tecnologia que é bem grande e acho interessante o quanto eles tem poucos gastos com estas pesquisas, se comparado ao montante de lucro anual que eles tem.
Já fizemos testes de usabilidade com protótipos que pagamos R$120, através de um cartãozinho que ele poderia sacar ou passar compras no débito, para o usuário visitar o prédio e fazer o teste e também o presenteamos com um voucher de assinatura do nosso serviço.
Já fizemos outras entrevistas online que demos apenas um voucher de R$60 para a pessoa utilizar no iFood, C&A ou Americanas, que estes vouchers obtemos com uma terceirizada. Mas também quando percebemos que a entrevista será curta e mais simples, fazemos um recrutamento sem oferecer nenhum tipo de "pagamento", com o argumento de que é para nos ajudar a melhor a experiência do próprio cliente!
Ou seja, quem não tem cão caça com gato meu amigo rsrsrs o foco tem que ser ir atrás e conseguir a disponibilidade daquele usuário. Muitas vezes não é preciso uma grande estrutura, frequentemente para a gente apenas um telefone para fazer um bate-papo por ligação mesmo é o suficiente para extrair grandes insights!