Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

História da minha vida

Desde criança, meus pais sempre me incentivaram a estudar. Aos 3 anos, eu já conseguia ler, escrever e contar, sendo uma criança alfabetizada desde muito cedo. Minha trajetória escolar sempre foi marcada por um bom desempenho acadêmico, mas isso também acabou desenvolvendo em mim uma autocobrança muito grande.

Enquanto minha vida acadêmica ia muito bem, minhas competências emocionais não acompanhavam o mesmo ritmo. Foi então que comecei a fazer terapia, o que me ajudou a me desenvolver de forma mais equilibrada. Durante o ensino médio, também conheci o estoicismo, filosofia que contribuiu bastante para a forma como lido com desafios e emoções.

Hoje, aos 20 anos, continuo sendo a mesma pessoa pessimista, perfeccionista e autocrítica em muitos aspectos. No entanto, aprendi a reconhecer minhas qualidades e habilidades, como ser proativa, assumir posições de liderança, ter uma boa oratória e conseguir identificar padrões com facilidade.

Espero que este curso continue me ajudando a descobrir novos talentos e a desenvolver habilidades que talvez eu ainda não conheça em mim mesma. Acredito que o aprendizado vai muito além do conhecimento técnico, e por isso espero crescer tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Quero aproveitar essa oportunidade para me desafiar, aprender com outras pessoas e continuar evoluindo como profissional e como indivíduo.

1 resposta

Olá, Carolina. Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar sua história de vida. Seu relato demonstra uma reflexão consistente sobre sua trajetória e dialoga muito bem com a proposta da atividade, que é identificar experiências marcantes e reconhecer como elas contribuíram para o desenvolvimento de pontos fortes. Além de apresentar acontecimentos importantes, você também faz uma conexão entre essas vivências e as habilidades que percebe em si atualmente.

Um aspecto interessante é que você não se limita aos resultados acadêmicos, mas também aborda o desenvolvimento das competências emocionais e o impacto que a terapia e o estoicismo tiveram na sua forma de lidar com desafios. Esse olhar amplia a análise e mostra que o autoconhecimento envolve diferentes dimensões da vida. Da mesma forma, reconhecer características como proatividade, liderança, boa comunicação e identificação de padrões demonstra um exercício importante de autoavaliação.

Ao longo da sua jornada, vale continuar observando em quais situações esses pontos fortes aparecem com mais frequência. Por exemplo, em projetos em equipe, apresentações ou momentos em que seja necessário tomar decisões, você pode identificar novas evidências dessas competências e descobrir outras habilidades que ainda não percebeu.

Na sua opinião, qual das qualidades que você identificou tem feito mais diferença no seu dia a dia e por quê?

Parabéns pela dedicação na atividade. Continue compartilhando suas reflexões conosco. O fórum permanece à disposição para acompanhar seu aprendizado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!