Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

hipotese

não entendi muito bem como criar as hipóteses, como gerar as perguntas para criar a hipótese

1 resposta
solução!

Oi Fabrício,

As perguntas da sua pesquisa vem das dúvidas que você tem e quer sanar. Por exemplo: tenho uma pesquisa para saber quais ferramentas de reuniões online as pessoas estão usando e porque?

  • A minha hipótese é que as pessoas estão preferindo a ferramenta ZOOM, porque ela grava as conversas e a percepção de estabilidade de conexão nela é maior pelos usuários.

Da onde surgiu essa hipótese minha? Eu estou vendo um monte de gente no twitter usando o ZOOM e quando eu pergunto, falam que ela é uma ferramenta bem estável. O gravar a conversa eu acho que é importante porque depois as pessoas colocam no ar as reuniões e por isso acho que é importante pras pessoas.

No resumo, tudo achismo meu.

Então como eu vou conduzir a minha pesquisa, eu vou fazer uma série de perguntas para identificar qual a ferramenta que as pessoas utilizam? Posso fazer isso colocando várias ferramentas como múltipla escolha e deixando para que ele adicione outras tb.

Para identificar sobre a percepção de estabilidade, eu posso fazer de algumas formas. Uma delas é perguntar se ela já usou várias ferramentas e qual a percepção de estabilidade para cada uma delas. Daí eu posso comparar quais ferramentas elas acham mais estável e identificar se a ZOOM está no meio.

Mas apenas perguntando isso eu não vou saber se os 2 pontos que eu coloquei na minha hipóteses são relevantes para o usuário, no processo de decisão dele. Para mim eles são, mas será que isso é realmente importante pro usuário?

Então eu tenho que perguntar qual as funcionalidades ou recursos que são mais importantes no processo de decisão para que a pessoa escolha usar uma das ferramentas de reuniões. Daí vejo quantas pessoas escolheram por conta de gravar conversas.

Resumindo tudo:

O objetivo da pesquisa vai te ajudar a saber se funcionou a pesquisa e você respondeu sua dúvida.

Sua hipótese vai te ajudar a saber quais caminhos você tem que percorrer na sua pesquisa para confirmar ou negar a hipótese. Ela normalmente vem de uma percepção sobre seus dados ou de alguma experiência sua sobre o assim. É basicamente um achismo sobre o assunto e por isso, não tem problema de você colocar algum viés na hipótese. Porque o objetivo da pesquisa é colocar a hipótese à prova mesmo.

Ficou um pouco mais claro?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software