não entendi muito bem como criar as hipóteses, como gerar as perguntas para criar a hipótese
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
não entendi muito bem como criar as hipóteses, como gerar as perguntas para criar a hipótese
Oi Fabrício,
As perguntas da sua pesquisa vem das dúvidas que você tem e quer sanar. Por exemplo: tenho uma pesquisa para saber quais ferramentas de reuniões online as pessoas estão usando e porque?
Da onde surgiu essa hipótese minha? Eu estou vendo um monte de gente no twitter usando o ZOOM e quando eu pergunto, falam que ela é uma ferramenta bem estável. O gravar a conversa eu acho que é importante porque depois as pessoas colocam no ar as reuniões e por isso acho que é importante pras pessoas.
No resumo, tudo achismo meu.
Então como eu vou conduzir a minha pesquisa, eu vou fazer uma série de perguntas para identificar qual a ferramenta que as pessoas utilizam? Posso fazer isso colocando várias ferramentas como múltipla escolha e deixando para que ele adicione outras tb.
Para identificar sobre a percepção de estabilidade, eu posso fazer de algumas formas. Uma delas é perguntar se ela já usou várias ferramentas e qual a percepção de estabilidade para cada uma delas. Daí eu posso comparar quais ferramentas elas acham mais estável e identificar se a ZOOM está no meio.
Mas apenas perguntando isso eu não vou saber se os 2 pontos que eu coloquei na minha hipóteses são relevantes para o usuário, no processo de decisão dele. Para mim eles são, mas será que isso é realmente importante pro usuário?
Então eu tenho que perguntar qual as funcionalidades ou recursos que são mais importantes no processo de decisão para que a pessoa escolha usar uma das ferramentas de reuniões. Daí vejo quantas pessoas escolheram por conta de gravar conversas.
Resumindo tudo:
O objetivo da pesquisa vai te ajudar a saber se funcionou a pesquisa e você respondeu sua dúvida.
Sua hipótese vai te ajudar a saber quais caminhos você tem que percorrer na sua pesquisa para confirmar ou negar a hipótese. Ela normalmente vem de uma percepção sobre seus dados ou de alguma experiência sua sobre o assim. É basicamente um achismo sobre o assunto e por isso, não tem problema de você colocar algum viés na hipótese. Porque o objetivo da pesquisa é colocar a hipótese à prova mesmo.
Ficou um pouco mais claro?