1
resposta

hikaricp_connections e JDBC Pool

Estou com um problema no painel relacionado ao hikaricp_connections. Meu painel não disponibiliza os dados dessa métrica, e também não consegui localizar o hikaricp como métrica no Grafana, adicionei manualmente (não aparece a sugestão como os outros valores). E o meu pool ali fica com o valor NONE. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Karoline

A métrica hikaricp_connections é responsável por monitorar o pool de conexões JDBC. Se ela não está aparecendo como sugestão, pode ser que o Prometheus não esteja coletando esses dados corretamente, ou que a aplicação não esteja expondo essa métrica.

Para resolver esse problema, sugiro que você verifique se a aplicação está expondo a métrica hikaricp_connections. Você pode fazer isso acessando o endpoint /metrics da aplicação e procurando por hikaricp_connections. Se a métrica estiver sendo exposta, ela deve aparecer nessa página.

Caso a métrica esteja sendo exposta corretamente, verifique se o Prometheus está configurado para coletar essa métrica. Para isso, você deve verificar o arquivo de configuração do Prometheus (prometheus.yml) e garantir que a aplicação esteja listada como um dos targets.

Se mesmo assim o problema persistir, pode ser que a aplicação não esteja conseguindo se conectar ao banco de dados, fazendo com que o valor do pool seja NONE. Nesse caso, sugiro que você verifique as configurações de conexão com o banco de dados na aplicação.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software