Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

hierarquia de requisitos

Existe algum tipo de padronização quantos as níveis de utilzação ?

1 resposta
solução!

Olá Marcel,

padronização em qual sentido? No aspecto de como escrever um épico, uma funcionalidade e uma história? Ou seria na adoção destes níveis de hierarquia?

No caso como comentou o André, esta estrutura épico, tema, funcionalidade e história são algumas palavras que você encontra com uma certa frequência na comunidade, mas nem todas as empresas chegam a usar todos estes níveis. Por exemplo, alguns time Scrum acabam trabalhando somente no nível mais de história mesmo.

E é comum quando você começa a olhar frameworks de agilidade em larga escala ouvir falar do termo épico, que ai é quase que um target do que a empresa quer atingir. Um exemplo de épico por exemplo para uma empresa que trabalha como operadora de cartão seria fazer uma máquina de cartão de crédito.

Já na forma como escrevemos cada um destes níveis você encontra em algumas literaturas e frameworks ágeis modelos para seguir quando vai escrever um épico, uma funcionalidade ou uma história. Por exemplo, um esquema clássico para escrever uma história é o:

  1. Para...
  2. Eu no papel de...
  3. Quero...

Já o SAFe que é um framework de agile em larga escala tem um template para escrever um épico e uma funcionalidade.

Mas nada que force também você a serguir um modelo específico pelo resto da vida, dependendo do contexto ele vai acabar passando por adaptações.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software