Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Hierarquia da informação

No caso da primeira imagem, manteria o tom avermelhado da peça. A razão disso está em que eu faria uma mudança da cor em "how often" de branco para verde (código hexadecimal 2FF222) e em "how well" de branco para amarelo (código hexadecimal F2F202). Tendo em vista que essas cores (no círculo cromático) são análogas, a mudança do aspecto já mencionado atenderia a dois propósitos: 1. Enfatizar a dialética entre frequência e boa execução; 2. Produzir uma transição suave entre as partes com o ajuste de cor para destaque. Eu também mudaria a fonte do texto da parte de cima para Futura-Bold Regular, dado que ela tem fortes demarcações geométricas e isso se conecta com a imagem da modelo se exercitando, o que é uma atividade de trabalho com as formas do próprio corpo. Inclusive, posso estar enganado, mas me parece que o nome Nike usa Futura-Bold Regular. A posição da logo da Nike está boa, uma vez que a modelo gera um direcionamento por meio do exercício (vide a imagem abaixo para entender melhor o que pensei). Contudo, eu aumentaria o tamanho da logo e das palavras abaixo dela, pois as palavras estão difíceis de ler. O aumento da logo aconteceria apenas para manter a proporção com as palavras.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Na segunda imagem, começaria mudando a cor do texto "Your customers' goal in Africa will never be missed!" de laranja para roxo (código hexadecimal 220183). O motivo disso é que a cor laranja, com o fundo azulado, dificulta a leitura. A logo da FedEx conta com laranja, mas o tamanho da fonte é grande, o que contribui para a legibilidade. Eu não mexeria apenas no tamanho da fonte da frase mencioada porque isso mudaria a hierarquia visual gerada pela disposição dos elementos no espaço, algo que – em minha avaliação – está bem feito. Dito isso, chego ao último elemento em que faria uma alteração: o texto abaixo da frase de que mudaria a cor. As letras são pequenas (comparadas aos outros textos) e muito finas. Assim, eu manteria a fonte (maiandra), porém alterando o estilo para negrito. Abaixo, uma exibição de como a leitura melhoraria:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Na terceira imagem, começaria mudando a cor de todas as massas de texto para azul-escuro (código hexadecimal f5fefe) porque o branco dificulta a leitura com o plano de fundo azulado. Em seguida, centralizaria tudo, deixando no topo "IBM" e abaixo disso "Let's put smart to work". Eu manteria a distância já existente entre esses dois elementos, mas dobraria o tamanho de ambos. Com uma distância de apenas duas linhas do topo do avião, posicionaria os dois blocos de texto restantes, também dobrando o tamanho de ambos. Pensei nessa disponização espacial porque reproduz a orientação de leitura em países de língua portuguesa (da esquerda para a direita e de cima para baixo), o que amplia a acessibilidade para pessoas que (por qualquer razão) precisam de uma disposição textual mais padronizada.

1 resposta

Fala, Ednelson! Tudo bom?

Agradeço por trazer sua solução para o fórum!

Curti demais como trabalhou a harmonia cromática, destacou a importância da legibilidade e ainda reforçou a busca por acessibilidade na disposição dos elementos visuais. Essa análise mostra atenção ao detalhe, consciência estética e preocupação em alinhar design com funcionalidade, o que fortalece a comunicação visual e melhora a experiência do usuário.

E algumas boas práticas que você pode adotar são:

• Explorar hierarquia visual: ajustar tamanhos e pesos de fonte para guiar o olhar do público.
  • Prototipar variações: criar versões alternativas para comparar impacto e clareza antes da decisão final.
  • Testar contraste: validar combinações de cores com ferramentas de acessibilidade para garantir leitura em diferentes dispositivos.

Continue postando as suas soluções! Além de ganhar pontos de XP na plataforma, você pode ajudar outros estudantes no fórum.

Ah, uma pergunta: o que você considera mais desafiador, ajustar cores para manter contraste e legibilidade ou reorganizar os elementos para garantir acessibilidade e hierarquia visual?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!