Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

hexadecimal e bits

Boa tarde pessoal, a minha dúvida aqui não tem relação necessariamente com programação, mas sim com funcionamento dos computadores. Eu não sou da área de computação, portanto gosto sempre de saber mais sobre.

Nas aulas criamos dois objetos do tipo conta. As suas referências foram guardadas em duas variáveis, primeiraConta e segundaConta, que possuem cada uma um código hexadecimal de 8 dígitos como este: 15db9742.

Lendo um pouco sobre, cada número hexa gurda 4 bits de dados, nesse caso este está guardando 32 bits e esses dados ficam guardados na memória.

Em termos de funcionamento de computador, imagino que esse código hexadecimal 15db9742 seja armazenado na memória como uma combinação de 32 zeros e ums, algo do tipo 1010111000... e por aí vai, ao passo que a segundaConta é um outro hexadecimal e é representado na memória por uma outra combinação. Está correto esse raciocínio?

Eu gostaria de alguma indicação de livros ou sites para me aprofundar mais no assunto, Desde já agradeço pela paciência.

3 respostas
solução!

Olá, José Guilherme. Beleza?

O seu raciocínio está correto.

Quando você cria um objeto, à ele será atribuído um endereço em memória representado em hexadecimal. Se você atribui essa instância a uma variável, essa variável irá guardar o endereço dessa instância. Cada programa tem uma lista de endereços em hexa, fornecidos pelo Sistema Operacional, para serem utilizados. O SO cria endereços virtuais para poder gerenciar a memória real de forma que outros programas tenham acesso virtual à memória de formas semelhantes. E são esses endereços que os objetos possuem quando são instanciados. Aí quando queremos acessar o dado na memória real, o SO mapeia esse endereço virtual para um endereço real e te entrega o dado desejado.

Tudo isso acontece sem que o programa, o processo sendo executado, tenha conhecimento.

Espero que tenha ajudado. Qualquer coisa, é só perguntar.

Memória virtual: https://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_memory

Sobre sistemas e computadores eu gosto desse livro:

https://www.amazon.com/Computer-Systems-Programmers-Perspective-3rd/dp/013409266X

Obrigado Vitor,

Muito bom esse livro hein, achei alguns capítulos iniciais dele na internet. Com o dólar nesse valor que está hoje fica difícil comprar agora.

Um abraço.

De nada, meu caro.

Esse livro é muito bom, aprendi muito com ele. Na Amazon vende a versão de capa mole bem mais barato. E acho que se procurar um pouco mais acha com um preço mais baixo.

Um abraço e boa sorte nos estudos.