Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Herança em Dart: Desafios e Limitações para o Reaproveitamento de Código

Pessoal, aqui vai apenas uma opinião.

A ideia da herança é permitir o reaproveitamento de código, tornando o programador mais produtivo. Entretanto, ao utilizar herança no Dart, isso nem sempre é possível. Ao declarar novamente os atributos da classe pai na classe filha, perdemos o reaproveitamento de código. Seria mais produtivo se fosse feito como no Java, onde na classe filha apenas declaramos os atributos exclusivos dessa classe.

Fiquei desapontado com essa parte, já que o Dart é uma linguagem nova e falha em algo que já é positivo em linguagens mais antigas. Isso indica que não houve evolução nessa área. Se eu estiver enganado, por favor, mostrem-me uma maneira mais produtiva de usar herança em Dart. Como sou iniciante, pode haver uma forma que desconheço. Estou aqui para aprender.

Obrigado, pessoal!

6 respostas

Olá Maykon, tudo bem?

Compreendo sua opinião sobre a herança em Dart e concordo que a reutilização de código é um dos principais objetivos dessa técnica. No entanto, em Dart, a herança pode ser utilizada de forma produtiva, mesmo que seja diferente do que estamos acostumados em outras linguagens de programação.

Uma alternativa para evitar a declaração repetida de atributos na classe filha é utilizar o construtor da classe pai na classe filha, passando os parâmetros necessários. Dessa forma, você pode criar os atributos exclusivos da classe filha sem perder o reaproveitamento de código.

Por exemplo:

class Pessoa {
  String nome;
  int idade;

  Pessoa(this.nome, this.idade);
}

class Funcionario extends Pessoa {
  double salario;

  Funcionario(String nome, int idade, this.salario) : super(nome, idade);
}