8
respostas

Help

Bom dia pessoal!

Ontem fiz uma entrevista de emprego para desenvolvedor Java Jr, estou mega feliz mais ao mesmo tempo tenso, pois, tenho que fazer um desafio que é: Criar um encurtador de url's com CRUD. a parte de fontend vou conseguir fazer bastante coisa pelo fato de ter feito o curso de HTML e CSS, porem, tem alguns pre requisitos que estão me deixando assustando. Segue abaixo.

Requisitos do desafio ● O sistema deverá encurtar uma URL que deverá ser informada através de um formulário.

● O sistema deverá ter uma tabela para mostrar as URLs cadastradas e sua réplica encurtada cadastradas pelo formulário. (Listar)

● Na tabela deverá ter a opção para editar e remover a URL.

● Colocar no seu Github o código do projeto e enviar o link para o email

● (DIFERENCIAL) Você pode deixar seu código rodando na web, para que possamos analisá-lo. (AWS, Heroku, Openshift...)

Requisitos técnicos ● O projeto deve utilizar Maven e Java 8. Pode utilizar este projeto como base.

● Deve conter validações tanto no frontend quanto no backend

● Importante demonstrar conhecimento de Javascript. Pode utilizar bibliotecas ou frameworks (AngularJS, Jquery, React...)

● (DIFERENCIAL) Utilizar banco de dados relacional e Hibernate no projeto.

Não vou ficar triste se não passar, porém quero dar o meu máximo entregar alguma coisa e ter essa experiencia. Podem me ajudar !

Tempo para entregar o trabalho: 18/06 (Segunda-feira)

8 respostas

Oi Renato, tudo bem? Posso te dar apenas algumas dicas de como seguir, pode ser? Como você disse, você tem que dar o máximo de si.

Quais partes especificamente estão te assustando?

O formulário e a tabela, me parecem bem tranquilos, HTML e CSS arroz com feijão (inclusive com a opção de editar e remover). A maioria dos cursos de java web mostra algo desse tipo, em especial, você pode ver o de spring boot por exemplo, que usa alunos como contexto, mas a ideia é a mesma. E ainda tem deploy no Heroku se não me engano. Então você já aproveita dois pontos ai!

Git e GitHub se você não sabe ainda, pode fazer rapidinho alguma parte do curso da gente que já resolve.

Validações front-end são vistas no curso de Regex com JavaScript. Aqui você já mata dois coelhos de uma vez só, além de mostrar que você tem conhecimentos de JavaScript, passa em mais um tópico do teste.

O último me parece o mais assustador. Mas nada que você não possa aprender pra fazer o teste. O nome "Banco relacional" pode parecer grego, mas nada mais é que os bancos mais comuns: MySQL, PostgreSQL, Oracle.

Hibernate é uma implementação da JPA se não me engano, um framework orm pra facilitar o trabalho com o banco de dados. Dica? O curso de spring boot já usa hibernate, então lá você pode ter ideia de como usar. Ainda recomendo fazer o curso de Hibernate separado depois.

Até aqui, identifiquei 3 cursos:

1. Spring Boot (inclui Hibernate e Heroku básico)
  2. Git e GitHub
  3. Regex com JavaScript.

Ok, agora o essencial... Como criar um encurtador de URL? Tem alguma ideia pra esse ponto?

Wandersson, bom dia !

Cara a parte do formulário usando o HTML e CSS e tranquilo, estava com um pouco de duvida na parte de backend (try, cache) e validação na parte de front usando o Javascript, até o momento. Estou usando o Eclipse e baixei o apachi Tomcat 8.

Espera, você está tentando uma vaga de "full stack" java jr e não tem conhecimentos de java, é isso mesmo? Foi o que eu entendi. Try/Catch é um primeiros conceitos que você aprende nos cursos de Java básico. O curso Java parte 4: Entendendo exceções.

A vaga e de Desenvolvedor Java Jr.

E não full stack

Desculpa Renato, é que, está apresentando requisitos de java e também de front-end, me parece um full stack disfarçado. Por isso usei "aspas". Acredito que eu possa estar errado sim. Desculpa.

Olhei o seu perfil e verifiquei os cursos que fez Renato, agora entendi suas dúvidas.

Considerando os cursos que você fez, a minha recomendação direta era que você fizesse os cursos da carreira de desenvolvedor java, depois os da carreira desenvolvedor java web, o curso de Regex com JavaScript e Depois o curso de Spring Boot.

Você veria quase todos os conceitos necessários pra construir a App. Ia faltar apenas a ideia de como criar o encurtador. Acho possível fazer isso tudo até segunda feira, mas irá ser um grande desafio.

Vai tentar? :)Espero que sim, para mais dúvidas, estamos por aqui!

Cara, sei que a probabilidade de não conseguir e bem grande,tipo 99,8% kkkkkkk, porém, é como eu estava conversando com a minha companheira, si eu não tentar e ir nas entrevistas, não irei saber como está o mercado. Então vou tentar e sei que uma hora vou estar pronto para novos objetivos.

Vou tentar e novas dúvidas viram. Se prepare ! =)

Entendi, meu conselho é que você finalize uma das carreiras ou formações pra tentar novamente na próxima vez, a probabilidade será bem maior.