1
resposta

heatmap vs corrplot

No curso anterior, aprendemos a criar uma matriz de correlação utilizando o heatmap do seaborn (que eu, particularmente, acho esteticamente mais agradável do que o gráfico de elipses).

Mas daí me surgiu a dúvida: qual a diferença entre os gráficos? Algum deles é o mais utilizado? Se sim, por qual motivo?

Obrigado!

1 resposta

Olá, Pedro! Tudo tranquilo por aí?

A diferença nos gráficos é unicamente a forma de visualização, ambos nos fornecem a mesma informação que é a correlação entre as variáveis. Eu, assim como você, prefiro utilizar o heatmap do seaborn, acho mais bonito e melhor de analisar.

Respondendo qual deles é mais utilizado, não consegui encontrar um dado específico para te enviar, mas como a biblioteca seaborn é uma das mais utilizadas quando trabalhamos com análises visuais (e de acordo com o que já vi em outros notebooks, do kaggle por exemplo), me leva a acreditar que o heatmap é mais amplamente utilizado, por ser esteticamente mais agradável e de mais fácil análise.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software