Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Hábitos para sermos Lifelong Learning

Uma coisa que estou tentando adotar no meu dia a dia é um simples diário, neste diário coloque alguns tópicos como:

  • O que Aprendeu no dia
  • O que Sentiu no dia
  • O que Pode Melhorar

Com esses tópicos eu coloco subtópicos, e ai vai de cada um, eu escolhi colocar subtópicos como "Estudos/Faculdade, Livro e Geral" e ai eu explico o que eu senti lendo X livro ou o que eu senti quando estudei X coisa e o que eu aprendi e assim por diante. Não aplico isso a muito tempo, comecei a aplicar desde o dia primeiro desse ano, porém vi que tenho falhado por não estar continuando escrevendo nesse diário, falhei uma semana por falta de dedicação, mas por conta dos vídeos que estou assistindo desse curso, venho me motivando para voltar a escrever e isso ajuda bastante! Acho que seria uma boa prática para se colocar como um hábito.

6 respostas
solução!

Jairo, eu tenho essa dificuldade de para toda hora para escrever e também se eu fizer um mapa de tarefas e não conseguir cumprir por vários fatores externo que eu não consigo controlar, acaba me dando desânimo. Uma estratégia que adotei faz um tempo, se estou lendo um livro ou estudando além de dar preferenciar em fazer de madrugada pelo silêncio, é estipular quantas páginas eu leio ou horas estudadas no dia, um livro com 300 páginas você se obrigar a ler dez por dias, no mês que tiver 30 dias, se tiver menos você o calcula quanto tem que ler dentro daquele mês. Se um dia não conseguiu por "N" motivos para ler, no outro dia faz a tarefa do dia e junta com o dia anterior (quando você acumular muito e ter que ler tudo, você não vai querer acumular de novo, seu cérebro vai entender que mais fácil e rápido você fazer aos poucos que sua mente estipulou). Ajuda também, em vez de dar aquela olhada na rede social que muitas das vezes sem perceber levamos horas, você fazer isso com um livro ou algum conteúdo impresso ou procurar podcast de pessoas que falem do assunto. Ah! Me ajudou também eu ter o relatório do seu celular de quanto tempo é gasto com aplicativos, faz você ter uma visão do todo o quanto você gasta com coisas que não agregam.

Eu prefiro fazer de maneira mais simples, escrevo o que preciso fazer no dia, e coloco metas pequenas. Então se tenho o curso pra concluir em uma semana, coloco (dentro do possível) uma aula por semana, e assim por diante, pq se pensamos que temos que finalizar um curso inteiro, vamos deixando para depois por ser muita coisa, mas se é uma aula só, rapidinho fazemos, e dependendo fazemos até mais do que o planejado. Escrever sobre como foi o dia e as atividades do dia pra mim não é produtivo, mas isso depende muito da pessoa, né.

Boa noite, Jairo! Me identifiquei com você, também gosto de escrever sobre meu dia e meus pensamentos. Acho que consigo externalizar melhor as coisas, sinto muita dificuldade em me comunicar então acabo percebendo o que precisa de melhora quando escrevo e leio uns dias depois. Parece meio bobo, mas me ajuda a manter o controle sempre. Como já tenho isso de hábito, estou tentando puxar mais assuntos com as pessoas pessoalmente, mesmo que seja uma curta conversa, para me ajudar a não me sentir insegura quando falo minhas opiniões, a prática leva a perfeição, né? :) Boa sorte!

Olá Jairo, concordo plenamente. Acredito que ao fazer anotações dessa maneira, fica mais fácil fixar e manter as coisas aprendidas, além de ser uma boa forma de se organizar.

Que legal que você curte a parada do diário com os subtópicos! Parece ser uma ótima forma de organizar as ideias, né? Observar o que absorveu. Principalmente durante o aprendizado, é uma sacada inteligente. Identificar lacunas e voltar para preenchê-las é uma abordagem prática para garantir que nada passe despercebido. É como se estivesse ensinando para outra pessoa. Manter esse hábito deve te ajudar a aprimorar o entendimento das coisas. Boa continuidade nessa jornada!

Achei bem interessante essa forma de você se analisar por meio de um diário.. tenho muita dificuldade em organizar meus pensamentos e me expressar com outras pessoas. Vou tentar aderir a esse diário e ver as melhorias que isso me proporcionará. Obrigada e boa sorte na sua caminhada ^^