2
respostas

Hábitos na Liderança.

Boa noite!

Nas aulas aprendi que temos que reconhecer nossos colaboradores quando são expecionais. Mas e quando não temos na equipe nenhum colaborador excepcional e pior ainda, nem colaboradores que fazem o básico bem feito? E um pouco pior, quando esses colaboradores são sobrinhos, irmãos e filhos dos sócios na empresa em que você é líder e são blindados contra demissão?

Algumas estratégias que já pensei:

  1. Começar a tirar atividades de grande responsabilidade;
  2. Contratar pelo menos mais uma pessoa para ser pessoa chave e de minha confiança;
  3. Pensar em estratégias para motivar e trazer para o meu lado, pedindo opiniões para as tomadas de decisões, afim de fazerem se sentir parte reconhecida da empresa.
2 respostas

Olá Cleverson, tudo bem?

Você pode oferecer treinamento e capacitação para que estes colaboradores que não fazem o básico bem feito possam se desenvolver. Tendo colaboradores com competências desenvolvidas, você deve passar feedbacks demonstrando seu reconhecimento pela dedicação deles, bem como criar sistemas de recompensa por mérito.

O desenvolvimento de soft skills como relacionamento interpessoal, comunicação e oratória por exemplo, são muito importantes para construir um time forte e vão além das habilidades chamadas de hard skills.

Agora, quando se trata de relações familiares, importante é sempre um tratamento equitativo, de forma que você trate todos igualitariamente e sem demonstrar nenhum tipo de favoritismo!

Ainda assim, esse último tópico é muito delicado. Infelizmente é uma realidade não só da sua empresa, mas de muitas outras. Se você tiver liberdade e sentir que isso não lhe prejudica, tenha uma conversa franca com os "pais da criança", demonstrando a sua preocupação com o desempenho da empresa e no que estas figuras poderiam melhorar.

Espero ter ajudado!

É, vou tentar. Muito obrigado!