2
respostas

Hábitos levam tempo, mas não são impossíveis de construir

Temos que ter paciência com nós mesmos e perseverar. Eventualmente muitos de nossos objetivos serão alcançados se persistirmos. Um "hábito" é algo que fazemos muito e há muito tempo, talvez até sem pensar muito nem muito esforço. E é justamente por fazermos há muito tempo que se torna um hábito. Se tornar um hábito apenas significa que seremos um pouco mais eficientes e faremos aquilo com um pouco mais de facilidade.

Em resumo, qualquer meta que tenhamos, temos que perseverar por um bom tempo para alcançá-la e sermos pacientes consigo mesmos para não desistirmos por causa de nossa própria ansiedade em alcançar aquilo.

2 respostas

Olá Ariel, tudo bem? Concordo plenamente com você, construir hábitos pode levar tempo, mas não é impossível. É importante termos paciência e perseverança para alcançar nossos objetivos.

Uma dica que eu posso te dar é começar com pequenos hábitos e ir aumentando aos poucos. Por exemplo, se você quer começar a praticar exercícios físicos, comece com uma caminhada curta todos os dias e vá aumentando a duração e intensidade aos poucos.

Outra coisa importante é criar um ambiente propício para a formação de hábitos. Por exemplo, se você quer ler mais livros, deixe um livro sempre à mão em um local de fácil acesso.

Lembre-se também de que é normal falhar e que isso faz parte do processo de construção de hábitos. Não se culpe por um dia em que não conseguiu cumprir sua meta, apenas retome no dia seguinte.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Ótima resposta Bruna!

Muito bem pontuado a falar "aumentando a duração e intensidade aos poucos". Costumo sempre ter isso em mente ao me exercitar e também na criação de outros hábitos: mais importante é eu conseguir fazer isso a longo prazo do que fazer muito hoje. No fim das contas, nada adianta fazer muito hoje e hoje ser o único dia que pratiquei tal atividade.

Na academia isso é muito claro e direto: se eu colocar a carga máxima nos primeiros exercícios e me cansar muito com eles, não apenas não conseguirei realizar o exercício corretamente, mas também não terei a mesma performance nos seguintes. Quando chego muito cansado nos últimos exercícios também fico mais propenso a não querer fazer todas as repetições nem os últimos exercícios da lista. Já se eu moderar em todos os exercícios, consigo executar todos corretamente e fazer o treino completo sem perder o pique. Ver isso de forma tão direta em um curto espaço de tempo torna mais claro como isso também pode acontecer em outras áreas da vida.

A questão do ambiente é também bastante importante e acredito que muito de meu sucesso recente é devido ao ambiente que criei/estou inserido.

Sua última fala também é muito importante. Que é exatamente o que eu quis dizer em minha postagem inicial. Não devemos ser ultra-exigêntes consigo mesmo. Temos que comemorar as vitórias e não ligar tanto para nossas eventuais falhas.

Muito obrigado por comentar! Ótimo trabalho!