2
respostas

Hábitos chave

Olá,

Sou a Bárbara e decidi listar alguns dos meus hábitos chave, que fazem eu ter um dia e rotina mais produtiva... Achei importante destacar estes, pois já observei até mesmo antes do curso como alguns hábitos são percussores de outros... com o curso pude comprovar e fortalecer isso.

  • Beber ao menos 2lts de água por dia: - Já fui uma pessoa com muita dificuldade em beber água, e até começar a beber uma quantidade relevante não conseguia perceber o quanto isso afetava minha forma de "experenciar" meu dia, minha rotina e vida de modo geral. Após criar o hábito de beber água e em um dia que acabei não bebendo até a metade do dia, já pude perceber o quanto não me hidratar afetava no meu bem estar emocional e físico. Eu era menos disposta, tinha pensamentos ruins, tristes, e não conseguia raciocinar direito. Fora a vontade de comer doces ou qualquer outra coisa, pois no fundo o meu corpo buscava por hidratação, sendo mascarada por outras vontades. Beber água é o maior hábito chave de todos pra mim.

    • Fazer jejum ou não comer após as 18hrs: - Esse hábito do jejum é algo muito pessoal, porém pra mim significa ser um hábito chave pois, quando eu como a noite, após as 18hrs, tenho dificuldade em dormir e até pesadelos. Nem sempre foi assim, eu sempre comia a noite e de vez em quando ainda como, quando saio ou final de semana, apesar de buscar comer o mais cedo possível, pois já sei oque me aguarda. Sei que meu sono não será agradável, que eu vou demorar a dormir e possa até ter pesadelos.Também, o fato de fazer jejum após as 18hrs me faz ter menos fome durante o dia, e também menos vontade de comer porcarias e compulsões alimentares... me faz prestar atenção no que como e assim a escolher com mais cuidado oque vou ingerir, e assim ser mais saudável. Logo, este é um hábito chave, pois afeta diretamente na minha alimentação, que é algo muito importante e também o próximo hábito chave que já mencionei e listarei a seguir:
  • Dormir bem: - Dormir bem para mim é um hábito muito importante, e isso inclui ter 8hrs mínimas de sono, sem barulho, ou iluminação, lençois esticados, cama cheirosa e arrumada, me tornei a perita do meu sono e foi um hábito que mudou minha vida. Antes eu não dava tanta importância a isso e chegava a assumir que tinha insônia, pois não conseguia dormir bem, porém, a forma que eu me aproximava da hora de dormir que definia a qualidade do meu sono e assim o resto da minha vida. Dormir bem é fundamental para eu me sentir alguém capaz de realizar minhas tarefas diárias com qualidade. Dormir bem pode definir toda a nossa vida e melhorar isso mudou a minha.

E você? Já parou pra pensar quais são seus hábitos chave? Me conta aí nos comentários.

Abraços!

Até.

Bárbara.

2 respostas

Olá, Bárbara. Tudo bem?

Citou pontos essenciais e como eles têm poder no nosso dia a dia, muito obrigada por compartilhar suas experiências conosco.

Além do sono e água, um hábito que estou tentando fomentar que me faz bem é de ler ao acordar e antes de dormir, para começar e terminar o dia de forma tranquila, com a cabeça mais organizada e com isso eu consigo ser mais produtiva e focada.

Bons estudos!

Um habito chave meu tem sido a academia. É algo até similar ao exemplo da videoaula, mas acho necessário reafirmar, pois fez um ano agora que procurei me manter constante na minha rotina de exercícios e isso vem me deixando alerta para: comer e beber bem, além de me desenvolver fisicamente e intelectualmente. A parte do intelectual, eu penso que é pq de nada vale estar com um corpo ok se eu não tiver uma mente criativa e capaz de conversar assuntos relevantes.