Meta Oracle One
De acordo com o exercicio proposto foi criado no Evernote.
Objetivo: Estudar os módulos. Meta: Atingir mínimo de 03h diárias de estudo
Deixa: Acordar mais cedo (celular fica ao lado da cama) + Rotina: dar início aos estudos, afim de garantir que os objetivos estejam completos + Recompensa: 1º Etapa concluída até o horário do almoço.
Objetivo: Fixar conteúdo. Meta: Criar anotações dos tópicos importantes, revisar, fazer exercícios
Deixa: Após almoço já dar continuidade aos estudos + Rotina: Revisar, exercicios, fixação + Recompensa: garantir que os objetivos estejam completos até o final da tarde.
Meta Leitura
Objetivo: Aumentar a leitura de livros e conteúdos que agreguem valor Meta: Ler os pdfs baixados no meu tablet, antes de ir dormir.
Deixa: Tablet sempre ao lado da cama + Rotina: Ao ir deitar, pegar o tablet e aproveitar enquanto o sono não vem e ler alguns pdfs + Recompensa: Alem de adquirir conhecimento, reforça o hábito de ler também
Meta mudança de área
Objetivo: Mudar de área. Meta: Focar nos estudos para virar Dev Jr.
Deixa: Fazer o curso + Rotina: Fazer acompanhamento de cada processo e conquista + Recompensa: Ao final dos 06 meses tenha certeza de ter atingido o objetivo geral e conseguir uma vaga de emprego como Dev.
Não sei se vem ao caso, também podemos citar os maus hábitos, ao qual talvez possa ser intitulado como vícios, aonde é necessário reconhecer os fatores para poder atacá-lo e quebrar o fator negativo e vínculo que acarreta o modos operandi automático.
Como por exemplo jogatina online excessiva, a "deixa" seria divertir-se com os amigos online. "Rotina" passar horas a fio jogando e esquecendo do mundo. "Recompensa" apenas momentânea pois está tudo no mundo virtual. A recompensa fica atrelada também a sensação de vazio e fuga de realidade, devido a incapacidade de sair da zona de conforto para realizar uma mudança benéfica e positiva para a vida real.
É póssível transformar um vício negativo em algo positivo, desde que exista bastante esforço e mudança de padrão e foco.Aonde podemos dizer que se a pessoa concluiu todos objetivos listados acima possui a recompensa de poder desfrutar um pouco de lazer com os amigos, não forçando o abandono total do hábito, pois vícios se abandonados abruptamente geram abstinencia e causam o retorno ainda mais forte. Tem reportagens na China ao qual indicam que a jogatina online de vício passa a ser até transtorno se não policiada/maneirada, necessitando de tratamentos para desintoxicação como se fosse um "droga virtual" devido a forma como os jogos online entregam o fator recompensa sem esforço, gerando um vício contínuo e mudança de padrão no indíviduo.