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Hábitos

Meta Oracle One

De acordo com o exercicio proposto foi criado no Evernote.

Objetivo: Estudar os módulos. Meta: Atingir mínimo de 03h diárias de estudo

Deixa: Acordar mais cedo (celular fica ao lado da cama) + Rotina: dar início aos estudos, afim de garantir que os objetivos estejam completos + Recompensa: 1º Etapa concluída até o horário do almoço.

Objetivo: Fixar conteúdo. Meta: Criar anotações dos tópicos importantes, revisar, fazer exercícios

Deixa: Após almoço já dar continuidade aos estudos + Rotina: Revisar, exercicios, fixação + Recompensa: garantir que os objetivos estejam completos até o final da tarde.

Meta Leitura

Objetivo: Aumentar a leitura de livros e conteúdos que agreguem valor Meta: Ler os pdfs baixados no meu tablet, antes de ir dormir.

Deixa: Tablet sempre ao lado da cama + Rotina: Ao ir deitar, pegar o tablet e aproveitar enquanto o sono não vem e ler alguns pdfs + Recompensa: Alem de adquirir conhecimento, reforça o hábito de ler também

Meta mudança de área

Objetivo: Mudar de área. Meta: Focar nos estudos para virar Dev Jr.

Deixa: Fazer o curso + Rotina: Fazer acompanhamento de cada processo e conquista + Recompensa: Ao final dos 06 meses tenha certeza de ter atingido o objetivo geral e conseguir uma vaga de emprego como Dev.

Não sei se vem ao caso, também podemos citar os maus hábitos, ao qual talvez possa ser intitulado como vícios, aonde é necessário reconhecer os fatores para poder atacá-lo e quebrar o fator negativo e vínculo que acarreta o modos operandi automático.

Como por exemplo jogatina online excessiva, a "deixa" seria divertir-se com os amigos online. "Rotina" passar horas a fio jogando e esquecendo do mundo. "Recompensa" apenas momentânea pois está tudo no mundo virtual. A recompensa fica atrelada também a sensação de vazio e fuga de realidade, devido a incapacidade de sair da zona de conforto para realizar uma mudança benéfica e positiva para a vida real.

É póssível transformar um vício negativo em algo positivo, desde que exista bastante esforço e mudança de padrão e foco.Aonde podemos dizer que se a pessoa concluiu todos objetivos listados acima possui a recompensa de poder desfrutar um pouco de lazer com os amigos, não forçando o abandono total do hábito, pois vícios se abandonados abruptamente geram abstinencia e causam o retorno ainda mais forte. Tem reportagens na China ao qual indicam que a jogatina online de vício passa a ser até transtorno se não policiada/maneirada, necessitando de tratamentos para desintoxicação como se fosse um "droga virtual" devido a forma como os jogos online entregam o fator recompensa sem esforço, gerando um vício contínuo e mudança de padrão no indíviduo.

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solução!

Oi, Alysson, tudo bem?

Achei bem interessante sua elaboração das deixas, hábitos e recompensas. A deixa deve funcionar como um estímulo que manda o cérebro entrar no modo automático e indica qual hábito deve ser usado a partir dali. Fiquei um pouco na dúvida sobre como o celular ao lado da cama pode ser uma deixa para que você acorde mais cedo, imaginei algo como o despertador tocando mais cedo, seguramente deve ser algo que se encaixe dentro da sua rotina.

Quanto aos vícios, de fato, são hábitos que se repetem sempre. Existem vários tipos e um deles são os jogos, como você mesmo falou.

Obrigada pelo seu comentário e também pelas curiosidades que nos explicou. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços e bons estudos!