1
resposta

Habilitando segurança de porta

Se o switch está configurado para aceitar apenas um dispositivo por porta, e for conectado nessa porta um roteador, o que vai acontecer?

1 resposta

Olá Marcelo, tudo bem?

A segurança da porta seria utilizado nos links de acesso, quando temos um dispositivo final sendo conectado na rede, como por exemplo os computadores onde apresenta uma maior vulnerabilidade por não sabermos o que o usuário final poderá fazer.

No caso se um roteador fosse conectado em uma porta configurada com segurança, teríamos o mesmo comportamento de um computador conectado na porta de segurança. Mesmo que o roteador tenha vários computadores conectados que precisam se comunicar com a rede externa, o endereço IP de origem e destino são mantidos em todo o processo de comunicação, mas os endereços MAC no pacote de transmissão são alterados a cada hop, quando esse pacote chegar no roteador conectado na porta de segurança, o roteador irá remover o endereço MAC de destino e origem do pacote que recebeu para um novo endereço MAC de origem que será o do roteador e endereço MAC de destino que será do Switch, se o switch estiver configurado para aceitar esse endereço MAC, a comunicação seria estabelecida.

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software