Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Habilidades na Empresa

Acredito que em ambientes corporativos pelo menos que é onde me encontro, habilidades como: paciência, resiliência, comunicação e proatividade são a chave para sobreviver e crescer nesse meio. Trazendo essa ideia um pouco mais para perto de mim, sinto que preciso desenvolver muitas dessas habilidades ainda mais, através do curso inclusive consegui perceber algumas coisas que realmente fazem meus olhos brilharem ao trabalhar e espero conseguir também perceber como as pessoas reagem e projetam essas soft-skills em seu meio.

Com um background extremamente ansioso, autocrítico e perfeccionista sinto que o caminho pode ser díficil, mas não impossível. Anos atrás eu me encontrava num mar de escuridão, nem sabia se conseguiria terminar a escola, mas hoje aos 20 anos me encontro num estado mental relativamente mais saudável e pretendo continuar batalhando para destrinchar o máximo das minhas habilidades socioemocionais.

Espero que assim como as pessoas calmas e pacientes que eu admiro, que eu também possa me tornar uma delas um dia.

1 resposta

Oi, Carolina. Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar sua reflexão. Sua resposta dialoga muito bem com a proposta do curso ao relacionar habilidades como paciência, resiliência, comunicação e proatividade com experiências reais do ambiente corporativo. Além disso, a forma como você conecta esse aprendizado à sua própria trajetória demonstra um processo importante de autoconhecimento, que é um dos objetivos quando estudamos pontos fortes, habilidades e competências.

No contexto profissional, identificar quais habilidades já fazem parte do seu repertório e quais ainda precisam ser desenvolvidas permite criar um plano de evolução mais consciente. Por exemplo, a comunicação pode ser fortalecida ao participar de reuniões ou apresentar ideias, enquanto a resiliência costuma ser desenvolvida ao lidar com desafios e aprender com os resultados obtidos. O mesmo acontece com a proatividade, que pode aparecer em pequenas iniciativas do dia a dia, como antecipar necessidades da equipe ou buscar soluções antes que alguém solicite.

Na sua percepção, qual dessas habilidades você acredita que conseguirá colocar em prática primeiro no seu ambiente de trabalho, e por quê?

Parabéns pela dedicação ao curso e por compartilhar sua experiência. Continue participando do fórum sempre que desejar. Estamos à disposição para acompanhar sua evolução e trocar ideias sobre esse tema.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!