1
resposta

Há vida fora do escritório?

Em muitas empresas, o contato por aplicativos de mensagem prolongam o expediente e acabam minando as tentativas de muitos profissionais de terem uma vida além do trabalho. Deixar claro que preciso dividir o meu tempo entre o trabalho, a família e atividades que me ajudem a fugir da pressão (ler, ir ao teatro, cinema, viajar, estudar) é uma tarefa nem sempre fácil. Quais sugestões você dá para casos assim?

1 resposta

Oi Ana Paula ! Como vai?

Estabelecer limites nem sempre é fácil, mas existem algumas coisas que podem ajudar. Uma coisa que me ajudou muito foi desinstalar do meu celular aplicativos que instalei especificamente para situações do trabalho.

Tambem não leio mais emails depois de um determinado horario, e sempre que necessario procuro deixar alinhado para o meu time que não estou disponivel depois de um certo horario salvo raríssimas exceções.

Caso voce leve o computador pra casa por exemplo, tambem sugiro estabelecer um horario limite, e nao abri-lo depois disso.

Você pode evitar abrir mensagens que sabe que sao relacionadas a trabalho depois de uma certa hora. Quando lemos as vezes temos uma ansiedade em responder. Não olhar pode ajudar.

A ideia é voce observar os comportamentos especificos que geralmente te fazem extender esse horario e limitar o acesso a essa tecnologia dado uma hora limite.

Sei que as vezes precisamos tratar de urgencias, mas essas devem ser a excessão, e não a regra! A ideia é tentar manter isso em equilíbrio. A tecnologia está aqui para ajudar, mas se a gente nao estabelece pequenas restrições, isso pode nos tomar sem que a gente perceba!

Espero ter ajudado! Bons estudos :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software