3
respostas

Há alguma alternativa ao LEVELATOR?

Olá,

Eu tentei usar o Levelator no Linux e ao baixar descobri que ele foi descontinuado e não haverá novas atualizações. Não consegui instalar o programa no Linux.

Por isso gostaria de saber se há algum software gratuito que possa fazer o mesmo ou plugins/tutorias para fazer isso no braço. Alguma sugestão?

Eu encontrei um serviço online chamado auphonic.com. O resultado é muito bom, alem de nivelar ele faz outras melhorias como redução de ruido e outras coisas. Porém, tem uma quota de até 2h de graça por mes.

Muito obrigado.

Carlos

ps. montei um podcast para aulas online em audio. Está em https://anchor.fm/carlos-tonhatti

3 respostas

Bom dia Carlos, tudo bem.

Cara eu não conheço um especifico para nivelar o audio, mas os softwares que são usados para a edição como o Adobe Audition tem normalmente o efeito de nivelamento do audio.

Então veja se o editor que você está usando não possui o efeito de nivelamento. Acredito que o professor indique o nivelator por ter a melhor compressão e gerar um arquivo nivelado novo e isso é muito bom, mas você pode usar outras saidas desde que não reduza a qualidade do seu áudio.

E parabéns pelo projeto do áudio aula, gostei da qualidade e da proposta 8D. Quanto mais episódios você criar mais refinado vai ficando ^^

Um abraço.

Oi luiz,

Muito obrigado pela resposta. Eu nunca trabalhei com áudio antes então fiz os cursos para poder produzir com alguma qualidade.

Eu descobri um "normalize" nos editores que experimentei (reaper e ardour) é a mesma coisa que nivelamento? Coloco para normalizar em 0 db?

Sobre o AudioAulas eu to tentando fazer algo leve para ganhar os alunos que não estao acostumados aos podcasts.

Bom dia Carlos.

O normalizer é uma alternativa. Você pode trabalhar com outros efeitos em conjunto para chegar em melhores resultados, e tudo isso depende do nível de detalhe que você quer no áudio, em um podcast o normalizer é o suficiente para você conseguir um bom resultado

Só para etender melhor o levalator trabalha com a normalização, a compressão e o limitador do audio, por isso a indicação do uso deste software ele junta varios efeitos para conseguir deixar o som igual dos arquivos.

Com relação ao normalizer dos softwares, a indicação é colocar entre -3 e -6 db para ter mais controle caso necessário depois do efeito.

E com relação as aulas eu acho que é um caminho dificil para os alunos pegarem este costume, mas o seu projeto é muito bom e com tempo deve ganhar mais corpo e mais público =D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software