1
resposta

H 5 - Prevenção a erros

Não sei se está correto, mas durante o exercício da aula sobre "H5 - Cuidado, cão bravo" encontrei esse ponto a ser melhorado no site da Casa Verde que não forai mencionados na aula:

  1. Quando aperto em finalizar a compra, o site já finaliza direto. Mas e se o usuário tiver clicado sem querer no botão? Deveria ter uma outra tela para confirmar se é isso mesmo que o usuário quer. (Grau 4)

Não sei se faz sentido esse ponto que encontrei. Se alguém puder comentar seria ótimo. Obrigada.

Durante a aula estamos estudando as Heurísticas de Nielsen, nesse caso a 5° Prevenção a erros. E estamos usando o exemplo do do protótipo: https://www.figma.com/proto/MZ4XjCLKsHI9fCwjABU1xp/Projeto-Heur%C3%ADsticas---Casa-Verde?page-id=263%3A4&node-id=274-970&viewport=479%2C48%2C0.06&scaling=min-zoom&starting-point-node-id=274%3A970&hide-ui=1

1 resposta

Olá, Germana! Obrigada por compartilhar sua observação conosco!

Você está correta em relação a esse ponto, é importante considerar que o usuário pode ter clicado no botão sem querer e, por isso, é interessante ter uma tela de confirmação antes de finalizar a compra. Uma boa prática é mostrar para pessoas usuárias os passos que elas vão percorrer (ex: 1. tela de produto > 2. tela de pagamento > 3. tela de confirmação), aí elas saberão ao certo onde é que precisam ficar mais atentas para não clicarem errado.

É sempre importante pensar na melhor experiência do usuário e prevenir erros é um passo importante para isso.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software