Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

GZIP vs DEFLATE

Bom dia,

Estou gostando bastante do curso, estou aplicando as técnicas em uma aplicação minha. Porém na parte do GZIP, estou tentando configurar em uma aplicação ASP.NET com IIS, e pelo o que vi em alguns fóruns, estão sugerindo aplicar o Deflate ao invés do GZIP, qual a vantagem do Deflate? O que é ele ao certo?

Obrigado a todos :)

1 resposta
solução!

Bruno, tudo bem?

Deflate – é um algoritmo de compressão de dados. Gzip – é um programa de compressão de dados para sistemas baseados em Unix. Utiliza o algoritmo deflate. fonte http://lorindo.com/compressao-de-dados-gzip-zlib-deflate/ https://www.diogomachado.com/2014/03/26/como-otimizar-um-site-com-mod-deflate-do-apache.html https://stackoverflow.com/questions/388595/why-use-deflate-instead-of-gzip-for-text-files-served-by-apache

De acordo com as fontes, Gzip usa o mesmo sistema de compressão que o mod_deflate, porém o deflate é baseado num algoritmo antigo e que eventualmente causa diversos erros devido ausência de headers, mesmo ele sendo mais rápido. O Gzip além da compressão, envia um header, reconhecido e lido pelo navegador.

Em minha opinião, como desenvolvedor, raramente eu uso o deflate, devido aos problemas que ele pode causar no Safari e IE mais antigos. Entretanto, como você vai ver nos fóruns ( e como tudo no planeta ) os motivos pra usar variam e as opiniões também.

Se sua página tiver milhares de acesso por hora, vale a pena tentar um mod_deflate. Se ela for uma página estática, ou com poucos acessos, não acho que seja jogo pra você.

A vantagem do deflate é que ele faz mais rápido o que o GZIP faz com o mesmo algoritmo.

Conselho de macaco velho: tente outras maneiras de dar um speed up no seu site antes:

  • Cacheamento de dados estáticos
  • Carregamento de conteúdo acima da borda ( above the fold content )
  • Minificar os arquivos antes de subir eles pro servidor
  • Talvez migrar para HTTP 2
  • Carregar CSS e JS assincronamente ou em throttle

Lembre se que velocidade não é o tempo que o site demora pra carregar, mas sim a percepção do usuário. Seu site pode demorar 15 segundos pra carregar, mas se seu usuário não perceber isso, tá lindo. O usuário é visual, lembre-se disso!

:D

Se você tiver mais alguma dúvida, pode postar que eu te ajudo

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software