Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

gunicorn não funciona no Windows

Só um comentário sobre a aula de "Aplicação serveless com App Engine": o gunicorn não funciona no Windows. Ao tentar usá-la, estoura um erro com a seguinte mensagem resumida: "gunicorn ModuleNotFoundError: No module named 'fcntl'".

Ao procurar a mensagem no Google, informam que o módulo fcntl não existe no Windows, apenas no Linux: https://stackoverflow.com/questions/62788628/modulenotfounderror-no-module-named-fcntl.

Então, essa parte do curso não é possível de fazer direto no Windows, sem uma máquina virtual.

No início do curso o instrutor avisa que vai trabalhar no Linux, mas não informa que não é possível utilizar o Windows para realizar todas as atividades, pelo contrário.

1 resposta
solução!

Olá Patricia, muito obrigado pela observação. Você está correta, o gunicorn não funciona no Windows, impedindo que a parte de teste local do gunicorn do vídeo seja executada.

Solicitei a adição de uma observação sobre esse ponto,mas caso queira um exemplo que funciona no Windows, o gunicorn pode ser substituído pelo waitress. Segue um exemplo: https://stackoverflow.com/a/48542020

Mas note que essa substituição é a apenas uma alternativa para executar a aplicação em uma máquina Windows, para fazer o deploy no App Engine, é recomendado manter o gunicorn no arquivo YAML.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software