Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Gulp ou Webpack?

Olá, Recentemente finalizei o curso de Webpack, e me surgiu a seguinte dúvida. Qual utilizar, Gulp ou Webpack? Em qual situação optar por um ou outro?

Digo isso pois com base no curso de Gulp, construí um template bem completo que uso em todos meus projetos, transpilando ES6, com ambiente de dev e já gerando build de produção.

5 respostas

Gup e Webpack possuem finalidades diferentes. Gulp é um build system para construir qualquer coisa, seja uma aplicação web ou o que você desejar. Webpack é um module bundler, ele agrupa scripts, css, imgs e seja lá o que você quiser e garante uma maneira unificada de carregar todos esses bundles em sua aplicação.

Tudo bem,

Ainda sim estou bastante confuso em relação a isso, como você falou, o gulp é um "task runner" e o webpack um "module bundle", ou agrupador de módulos, mas se eu parar para analisar consigo fazer praticamente a mesma coisa com os dois. Por exemplo, com gulp, consigo minificar, concatenar, agrupar scripts e styles com usemin para o ambiente de produção, otimizar imagens..., entre outras coisas.

E vendo o curso de webpack vi que foram feitas tarefas bem parecidas, que com o gulp é possível ser feitas.

É realmente isso, ou pensei de forma errada?, ainda não consegui enxergar a real diferença entre os dois.

Poderia me dar um exemplo mais prático de aplicação de um e outro, para que eu entenda de forma mais clara?

Obrigado!

solução!

Pode fazer com Gulp sim, mas escrevendo muito mais.

Ok, com gulp se escreve mais, mas poderia me dar um exemplo de aplicação de um e outro, para que eu entenda de forma mais clara quando optar usar um ou outro?

.....