6
respostas

Gulp com projetos java web

Bom dia, estou precisando utilizar o gulp antes de realizar o mvn package da minha aplicação web, alguém ja fez isso utilizando projetos java web ?

Estou trabalhando com vraptor 4, cdi, jpa....

Meus arquivos css, js, imagens ficam na pasta assets localizada dentro de webapps.

Queria saber como gerar uma nova pasta assets antes do deploy e como conseguir minificar o HTML dos jsp's, ou seja, queria colocar em prática tudo aprendido no curso de gulp.

Obrigado

6 respostas

Para sua necessidade de rodar o gulp em conjunto com o maven, recomendo o frontend-maven-plugin (https://github.com/eirslett/frontend-maven-plugin). Esse plugin possui suporte para npm, bower, gulp e etc. A documentação é boa, então você pode configurar de acordo com sua real necessidade. Já utilizei este em alguns projetos e atendeu muito bem.

Sobre minificar os arquivos JSP como HTML, acredito que não seria possível, já que esse arquivo contém código Java e outros elementos que não são HTML, já que o HTML final será gerado no processamento do JSP pelo servidor.

Já o restante do código (CSS e JS), recomendo que você organize o source em algum padrão/organização que você considere mais adequado e programe o gulp para jogar seus artefatos no lugar onde o maven irá buscar para gerar seu war (ou outro formato java para web).

Beleza Marcelo, irei dar uma olhada no plugin.

Sobre o JSP, eles não possuem código Java algum, então acredito ser possível sim a minificação do HTML.

Por enquanto, obrigado.

Não me referi ao fato do JSP possuir literalmente uma expressão java dentro dele, mas ao fato desta tecnologia ser exclusiva para java e não ser HTML "puro". O HTML final será gerado no processamento do seu JSP, em tempo de execução conforme necessidade. Com isso, não vejo sentido minificar o JSP porque este fica no servidor. O que talvez exista é algum processo ou configuração que otimize ou até mesmo faça a minificação do HTML gerado.

Algum resultado?

Ainda não tive de tempo de montar o projeto Gulp, configurar o maven e demais tarefas....

Estou finalizando o design para dar inicio em tal procedimento.

Marcelo, tenho a mesma dúvida que o Matheus, no caso o meu cenário é idêntico ( Maven, Spring, JSP) como poderia configurar o ambiente Front-end usando Gulp com esse cenário do JEE?

Achei esse link > https://samerabdelkafi.wordpress.com/2015/09/25/gulp-on-a-maven-managed-project/ Abraços