Boa tarde pessoal ,estou com muita dificauldade em usar a biblioteca , não conseguir encontrar esse metodo :
Gson gson = new GsonBuilder().setLenient().create();
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde pessoal ,estou com muita dificauldade em usar a biblioteca , não conseguir encontrar esse metodo :
Gson gson = new GsonBuilder().setLenient().create();
Olá Ivan, tudo bem?
A biblioteca Gson, por padrão, é bastante estrita quanto ao formato JSON que ela aceita. O método setLenient() que você está tentando usar é, na verdade, parte da biblioteca JsonReader do Gson, não do GsonBuilder. Esse método é usado para permitir que o JsonReader processe JSONs em formatos mais flexíveis e menos rígidos.
Se o seu objetivo é permitir a leitura de JSONs que não estão perfeitamente formatados ou que contêm campos extras ou faltantes, você pode configurar o Gson para ser mais tolerante na deserialização, mas isso geralmente não é feito no nível do GsonBuilder diretamente através de um método setLenient().
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer a confusão com o método setLenient() e como você pode trabalhar com JSONs de maneira mais flexível usando Gson. Continue praticando e explorando as funcionalidades da biblioteca!
Bons estudos!