4
respostas

Grupo de estudo.

Olá!

Gostaria de saber se existe aqui na Alura algum grupo de pessoas que estudam junto o mesmo curso e compartilham o que aprendem, tiram dúvidas e etc além do fórum.

Ouvi falar em pessoas que trabalham juntas e decidem fazer o mesmo curso ao mesmo tempo para poder compartilhar o conhecimento e tirar dúvidas, também vi alguns grupos online de pessoas distantes porém com o mesmo objetivo. Acredito que dessa forma o estudante não se sente tão sozinho e também, por estar em grupo, é obrigado a ter mais dedicação para acompanhar os amigos com menos chances de procrastinar. Se possível, também seria interessante ter uma pessoa experiente na área presente no grupo, para ajudar a guiar e acompanhar o resto do grupo.

Sou iniciante, estudo sozinho e não moro no Brasil. Não conheço ninguém interessado em me acompanhar nos estudos, procurei na Alura para ver se existia algo do tipo porém só encontrei o fórum onde são publicadas dúvidas específicas.

Existe alguém que já faz isso aqui ou alguém interessado em fazer? Atualmente estou no começo da carreira de Front-end.

Obrigado.

Abraços.

4 respostas

Oi Lucas tudo bem?

A gente não tem um grupo assim de estudos. Talvez outras pessoas vejam seu tópico e se inspirem a criar.

Mas não se sinta sozinho, nós os moderadores estamos sempre por aqui diariamente e você pode postar as suas dúvidas e códigos que a gente vai ver e interagir com você.

Nós também fazemos cursos da Alura, embora com a rotina de responder no fórum não estou fazendo muitos rsrsrsrs. Então somos de certa forma somos alunos como você.

Sinta-se a vontade para usar o fórum e interagir com a comunidade de alunos e moderadores(alunos com mais responsabilidades rsrsrs).

Boa tarde Lucas!

A ideia do fórum é justamente criar esse ambiente de aprendizado colaborativo, porém o ritmo é bem menos dinâmico do que reuniões presenciais.

Além do fórum da Alura, existem os fóruns abertos do GUJ e StackOverFlow que ajudam bastante.

Sobre receber orientação de alguém, tem uma bela lição nesse livro aqui:

https://www.casadocodigo.com.br/products/livro-programador-apaixonado

"Tenha um mentor"

É sempre bom poder contar com alguém mais experiente para poder te ajudar. Também é muito bom poder exercer esse papel com alguém menos experiente. Ensinar é uma ótima forma de aprender.

Outra sugestão boa é participar dos eventos da comunidade. No seu caso isso talvez seja pouco mais complicado pois você está em outro país, mas não é impeditivo. Talvez seja até mais fácil do que no Brasil, dependendo da cultura local.

Muito obrigado André e Jonas!

Sobre mentor, já ouvi falar sobre isso porém não sei como funciona para conseguir um. Vou adquirir o livro para saber mais sobre.

Sobre eventos da comunidade, moro em uma cidade pequena da Itália, aqui esse mercado de trabalho é bem fraco (pretendo sair daqui assim que começar a procurar emprego na área) e não encontro meet ups e etc sobre tecnologia. Cheguei a me inscrever no site de Meet ups porém os poucos que existem, que nem são exatamente de programação, acontecem em cidade grande um pouco longe daqui.

Vou procurar frequentar os fóruns do GUJ e StackOverFlow também.

Obrigado!

Disponha e bons estudos!!!