Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
16
respostas

Grunt comand no found

fiz tudo conforme o script, instalei o grunt cli e tals... porém quando vou executar qualquer comando do grunt ele aparece no terminal a mensagem:

sh.exe": grunt: comand not found

detalhes: ja instalei node js, npm e tals conforme pede na aula, estou usando windows 10 e o git bash

16 respostas

Olá, Ayres

Na hora de instalar o grunt-cli, você instalou usando o comando npm install com a flag -g?

Sim, tenho esse problema em quase todas máquinas que instalo ^^ tive com GIT dai tive que alterar a variável de ambiente e resolveu, mas no grunt não deu certo :(

Olá Ayres, uma solução alternativa é instalar o grunt-cli sem o comando -g. Daí, você entra dentro da pasta node_modules/grunt-cli/bin/grunt para executá-lo.

Tente dessa maneira.

Abraço

Nossa vlw FLAVIO deu certo!!!! uhull kk ja posso ajudar o pessoal da empresa tava todo mundo com esse problema hehe.. mas saberia me dizer o que acontece? será que é possivel salvar esse caminho na variável de ambiente do windows? abraço! vlw mais uma vez

O Ayres. Uma solução é instalar o grunt-cli globalmente (não lembro em que diretório ele fica no Windows) e colocar a pasta node_modules/grunt-cli/bin/ no seu path.

Fico contente de ter resolvido seu problema, aliás, tá gostando do treinamento? Gostou do balanço entre teoria e prática?

Abraço!

Vish voltei a ter problemas, agora quando tento dar o grunt copy me aparece isso: Segue print abaixo

http://i.imgur.com/IwrHMDq.png

Verifique se você rodou corretamente o comando npm install grunt-contrib-jshint --save-dev e se registrou o módulo no grunt através de grunt.loadNpmTasks('grunt-contrib-jshint');.

Olá Ayres, conseguiu verificar? Cola seu GruntFile aqui também para que eu possa analisá-lo.

Abraço

´´´module.exports = function(grunt){ grunt.initConfig({ copy:{ public:{ cwd: 'public', src: '**', dest: 'dist', expand: true } } });

grunt.loadNpmTasks('grunt-contrib-copy'); grunt.loadNpmTasks('grunt-contrib-jshint');

}´´´

Depois de fazer os passos acima que vc citou aparecei o seguinte erro

http://i.imgur.com/rRSEvAC.png

Ayres, tem como você usar a dica de formatação que aparece na página e postar seu código formatado? Fica muito difícil de entender. Não é o caracter que você usou, é backstick.

solução!

Ayres, o Grunt file que você colou não parece ser o mesmo que você mandou a screenshot do erro. Deduzi isso, pelo fato de você no script da screenshot fazer uso do jshint.

Peço que testes novamente com o script que você colou anteriormente e verifique o resultado. Se algum error acontecer, não precisa colocar a screenshot, pode copiar e cortar a mensagem do terminal aqui.

Oi Ayres, algum feedback? Conseguiu resolver seu problema?

Opa desculpa a demora ainda não consegui testar pois estou envolvido em alguns projetos da empresa, mas ainda essa semana eu passo o feedback desculpe mais uma vez pela demora de resposta

Tudo bem Ayres, estamos no aguardo. :)

Olá Ayres, você já consegui resolver?

Opa,passando pra avisar que fiz o teste aqui em casa e deu tudo OK! vlw mais uma vez!