Vamos ao meu perfil Grow:
G(oal): conseguir – até o fim de 2027 – um cargo de UX Writing (júnior) em uma empresa que permita o home office e ofereça um salário de no mínimo R$ 4.000,00;
R(eality): desde meados de 2017, atuo como revisor de textos freelancer, atividade laboral em que construí experiência com textos acadêmicos, publicitários e literários. Na graduação e no mestrado (ambas as fases em Letras), refinei a minha percepção de como discursos distintos, em razão de fatores como a pragmática, produzem os mais diversos efeitos em decorrência de jogos imagéticos. Como me concentrei na análise de literatura, consolidei o comportamento de sempre observar as palavras como uma espécie de "magia", dado que palavras podem suscitar uma ampla gama de comportamentos a depender do intento de quem fala e como a mensagem é dita. Assim, chego ao mundo de UX com alguns conhecimentos pertinentes a esse campo e consciente de que preciso me inteirar a respeito de metodologias e princípios de trabalho em equipe, frameworks da área, ferramentas utilizadas e escrita voltada à experiência do usuário em relação a um modelo de negócio;
O(ptions): construir um portfólio de impacto com micro-cases (inspirados em negócios existentes) que deixem claro: contexto, problema, processo e resultado; seguir a trilha de conhecimentos proposta pela Alura¹ para manter o foco; manter o meu perfil do LinkedIn sempre ativo, criando conexões com pessoas e empresas; manter o meu perfil no Instagram – em que falarei a respeito da jornada rumo à transição de carreira para UX; quando utilizar um aplicativo ou acessar um site, manter o olhar de UX "ligado"; acompanhar o trabalho de profissionais de UX em canais do YouTube;
W(ill): a partir de hoje, ler (por mês) pelo menos um livro – mencionado pelos professores dos cursos – que aborde algum aspecto de UX; continuar criando pequenas postagens, em meu perfil no Instagram, acerca de conceitos de UX e como isso influencia a relação entre usuário e negócio; continuar assistindo a – no mínimo – uma aula por dia, durante a manhã; manter o estudo tomando notas em um caderno, uma vez que essa forma funciona comigo.