Eu gostaria de entender melhor a utilização dessas duas tags, como usar da forma certa e não apenas jogar qualquer nome, qual o intuito delas como organizar meus projetos melhor, etc ... Se alguém puder me explicar melhor eu agradeço.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu gostaria de entender melhor a utilização dessas duas tags, como usar da forma certa e não apenas jogar qualquer nome, qual o intuito delas como organizar meus projetos melhor, etc ... Se alguém puder me explicar melhor eu agradeço.
O groupId é como se fosse um id da sua organização, por exemplo todo projeto open source da alura poderia ser publicado com o groupId br.com.alura. Já o artifactId vc usa para definir o nome do projeto em si. Por isso que vc pode ter vários groupId declarados iguais no pom.xml, mas aí vc vai ter vários artifactId diferentes.
Se eu entendi direito, é como se o groupId fosse um conjunto e o artifactId um elemento desse conjunto, logo a alura seria um conjunto e esse conjunto chamado alura teria varios projetos que seriam os elementos desse conjunto, por isso o groupId pode se repetir, mas caso tenha outro igual dentro do pom, então pelo menos a versão tem que ser diferente, o que não faria muito sentido.
Valeu cara, deu pra dar uma esclarecida melhor na dúvida.